Velejadores faturam cinco medalhas no Brasileirão da Classe Dingue

Time da Cidade conquista 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze

10/11/2017

A equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL– e Educação – Seduc; e Marinha do Brasil) conquistou cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) na disputa do 32º Campeonato Brasileiro de Vela, classe dingue, evento regido pela Associação Brasileira (ABCD). A competição finalizada no último domingo (5) ocorreu no canal de São Sebastião, em Ilhabela.

Esta classe é de barcos monotipos (construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais). Houve disputas nas categorias estreante, juvenil (até 16 anos), sênior (17 e 44), máster (45 a 59), na grand máster (mais de 60), na 1.5 (peso somado dos atletas é no máximo de 150 quilos), feminina (idade livre) e mista (homens e mulheres juntas).

Confira todos os resultados do time praia-grandense comandado pelo professor Silvio Bello:

1º Jonathan Veiga e Ellion Santana - estreante
1º Luiz Otavio Vieira Correia e Isaías de Souza Menezes – juvenil
2º Esdras Santana e Gabriel Henrique – juvenil
2ª Thamyres Gomes e Giovana Santos Silva - feminina
3º Rodrigo Paraíso e Pedro Lucca – 1.5
5º Guilherme Menezes e Yasmin Souza - estreante
6º Thiago Santana e Mariana Groba - mista
6º Silvio Bello e Marcos Brito – 1.5
6º Sidney Moura e Dandara Soares – grand máster
7º Reynaldo Faustino e José Carlos Rasteiro - grand máster
7º Juan Ferreira e Tamires Gomes – sênior

Retrospecto - Em 2016, o selecionado municipal não subiu no pódio. Em 2015, conquistou duas medalhas de prata com a dupla Rafael Soares e Thaís Soares; e na 1.5 com Thiago Santana e Mariana Grota. Na mista, Vitor Fernandes e Isabella Faria ficaram na quarta posição. Na sênior, oitava colocação para Juan da Silva e Vicenzo Canali. Em 2014, obteve três medalhas (dois ouros e um bronze). Na estreante, ouro para Bruno Félix e Laís Corbal. Terceira colocação para Alan Willian e Leonardo Santos. Na feminina, o título foi conquistado por Daniela Faggiani e Tamiris Costa.

Em 2013, faturou duas medalhas (um ouro e uma prata). O título veio na categoria mista, com Rafael Henrique Soares da Silva e Thaís Soares. A medalha de prata veio na feminina com a dupla Daniela Faggiani e Laís Corbal. Na mista, Thiago Santana e Isabela Alves terminaram na quarta colocação. Em 2012, trouxe quatro medalhas (dois ouros e duas pratas). Ouros para Rafael Soares e Diego Marques, na sênior; Daniela Faggiani Dias e Tamires Gomes na feminina. Prata para Thiago Luiz de Santana e Carlos dos Santos Menezes Filho na 1.5; Vitor Sudbrack e Bruna Félix na juvenil. Na dupla mista, quarta colocação para Juan Carlos Ferreira e Laís Figueiredo. Na estreante, sexto lugar para Paulo Ricardo Alves de Oliveira e Felipi Alves Franco.

Em 2011, a equipe da Cidade obteve três medalhas (um ouro e duas pratas). Rafael Soares e Laís Corbal conquistaram o bicampeonato na mista (2010 e 2011). Na feminina, prata para Daniela Faggiani e Thaís Soares. Na juvenil, segundo lugar para Vítor Sudbrack e José Carlos de Souza. Em 2009, no Rio de Janeiro, a turma de Praia Grande conquistou dois ouros no nacional: na estreante com Igor Carvalho e Juan Carlos Silva e na feminina, com Daniela Faggianni e Laryssa Fernandes.