Do Sítio do Campo para a Espanha: SuperEscola revela jogador de handebol

Yanno Piovarczik atua na equipe do Aranda de Duero

12/6/2018

Foto Indisponivel

Há exatos 13 anos, um pequeno praia-grandense estava jogando queimada na Escola Estadual Professora Maria Pacheco Nobre (Bairro Boqueirão). Durante a partida, a professora de educação física Rosana notou a força que aquele menino canhoto tinha no braço e chamou-o para treinar handebol junto com a turma da escola. Começava aí a história de sucesso esportivo do lateral direito Yanno Andrey Piovarczik, 23 anos, atleta de handebol profissional que atualmente joga na equipe do Aranda de Duero, na Espanha.

Naquele mesmo ano, a Prefeitura de Praia Grande inaugurava o Ginásio Poliesportivo do Bairro Sítio do Campo, onde morava Yanno. Ali iniciaram-se as atividades do Programa SuperEscola que oferece gratuitamente aos alunos de 7 a 14 anos atividades esportivas no contra turno escolar. Yanno logo se integrou às aulas de vôlei, capoeira, handebol e tantas outras. Aos poucos, foi se encantando com o handebol.

Até que alguns meses depois, o técnico da seleção de Praia Grande professor Evandro Luiz Andrade chamou alguns garotos para um treino e percebeu o potencial de Yanno. A partir deste momento, o jovem ingressou no time infantil (13 e 14 anos) da Cidade e por dois anos disputou diversas competições regionais e estaduais.

“Foi acontecendo tudo muito rápido. Iniciei uma prática esportiva porque era gordinho e precisava perder peso”, afirmou Yanno. “Digo que foi o handebol que me escolheu. Por meio do esporte viajei todo o Brasil e hoje ele é a minha vida. Me proporciona morar na Europa, numa cidade a duas horas de Madrid, sonhar com a seleção brasileira e a Champions League, e espero ficar aqui por muito tempo jogando em alto nível. Mas, nada disso teria acontecido se a Prefeitura de Praia Grande não tivesse me dado a oportunidade”.

Visibilidade – Aos 16 anos, em partida amistosa entre a seleção de Praia Grande e o Esporte Clube Pinheiros de São Paulo Yanno voltou a chamar a atenção. E não teve jeito. Acabou sendo contratado pela equipe do Pinheiros, ganhou o apelido de PG e lá jogou por três anos sendo tricampeão paulista e brasileiro juvenil. Depois, atuou pelos times de Santos, São Caetano do Sul, Metodista de São Bernardo do Campo e Taubaté. Até que em dezembro de 2017, foi contratado pelo Club Balonmano Aranda de Duero, da Espanha.

“Fui para lá com outro atleta brasileiro e já tinha mais um no time. Isso facilitou minha adaptação, principalmente em relação à língua, à alimentação e à compreensão da cultura daquela Região”, disse Yanno. “Mas, mesmo assim, no começo senti aquele frio na barriga, aquela inquietação de estar longe da família e do meu país. Com o passar do tempo, dos treinos e dos jogos fui me encontrando. Hoje, atuo numa equipe na qual as pessoas pagam cerca de R$ 80,00 para ver o jogo e o ginásio está sempre cheio”.

Natural de Praia Grande, Yanno é casado com Amanda, de 22 anos, e pai da pequena Valentina, de um ano e seis meses. Filho de João Abel, 53, e Edna Santos, 51, irmão de Yago, 14, e Thayane, 25. Atualmente, com 1m93cm e 90 quilos, Yanno é o artilheiro da equipe espanhola, mas não esquece as raízes em Praia Grande e de como a Cidade lhe proporcionou viver este momento especial.

“A infraestrutura que a Prefeitura de Praia Grande oportuniza aos munícipes fez diferença na minha vida, do meu irmão que é faixa preta de caratê e dos meus pais que dançam, pintam, cozinham e fazem diversas atividades gratuitas nos PICs e CAFEs. O Programa SuperEscola, o Ginásio Sítio do Campo, os professores de qualidade que tive me deram a chance, o pontapé inicial, para chegar na Espanha. Não vou esquecer isso”.