Praia Grande trabalha para oferecer nova chance aos moradores de rua

Cidade conta com série de serviços voltados a este público

27/12/2018

Diversas situações podem levar o cidadão a ir parar nas ruas da cidade. Porém, o que deve ser levado em conta é a vontade de se reestruturar e seguir a vida. Praia Grande oferece essa chance aos moradores que estão em situação de rua por meio de serviços sociais e de saúde. É possível usufruir de uma unidade de acolhimento, tirar novos documentos e até retornar para a família. O primeiro passo é o indivíduo querer, já que a legislação não permite obrigar ninguém a receber ajuda.

Conheça os principais serviços oferecidos pelo Município:

Casa de Estar - Inaugurada há 13 anos, a Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira tem como foco principal a reintegração social de pessoas em situação de rua, auxiliando-as a recuperar a autoestima e voltar a sentirem-se parte da sociedade. Localizada no Bairro Vila Sônia, a casa pode abrigar até 38 pessoas entre homens e mulheres em quartos separados. Possui cozinha, refeitório, despensa, banheiros, lavanderia, salas administrativas e varanda com mesas, bancos e espaço para cultivo de horta. Mais de 800 pessoas receberam atendimento na unidade em 2018.

Centro POP - É um programa que tem como o foco atender pessoas em situação de rua que não desejam ficar abrigado. É realizado pelo trabalho social por meio de entrevista com a Assistente Social, e conta com higienização e oferta de refeições, funciona no período diurno e tem o apoio da Guarda Civil Municipal. É disponibilizado todo suporte, inclusive contato com parentes e um curso de artesanato para os que se interessarem com a finalidade de geração de renda e trabalho. Mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo serviço em 2018.

Consultório na Rua - O Município conta com um moderno veículo, específico para o serviço, que conta com uma sala sigilosa, comporta materiais de atendimento separados em gavetas e armários, além de uma geladeira para disponibilização de vacinas e exames. A equipe possui assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeira e duas auxiliares de enfermagem. Outra função importante é gerar um vínculo com essas pessoas para sua inserção em algum tipo de programa que a Prefeitura oferece. Em 2018, 2.280 pessoas foram atendidas no serviço.

Ampliação - O Município trabalha para ampliar a rede de serviços, com a ampliação do atendimento da Casa de Estar, parcerias com entidades e ampliação do Centro POP.
Dependendo da situação, alguns são encaminhados ao Programa de Auxílio ao Desempregado – PAD, onde por um período ficam em frentes de trabalho da Prefeitura. Os que necessitam de cuidados médicos são encaminhados para a área competente.