Mogi Guaçu e Capital são os destaques no atletismo

Provas aconteceram na manhã de sexta-feira, na Fortaleza de Itaipu

Por Alex Frutuoso | 26/11/2005

Mesmo debaixo de chuva, não faltou empolgação para os competidores que participaram da disputa de atletismo dentro dos 9º Jogos Estaduais do Idoso (JEI), na Fortaleza de Itaipu, nesta sexta-feira (25). Os destaques foram Mogi Guaçu, no masculino, e a Capital, no feminino, campeãs por equipe, ambas com nove pontos.

Ao todo foram seis provas. Nos 1.000 metros, categoria C, feminino, a vitória foi de Theresa Preterotto Moscoku, de Louveira, com tempo de 5min39seg08, seguida por Lauzinda Marques dos Santos, de Presidente Prudente, e por Mitiko Nakatani, da Capital.

Nos 1.500 metros, categoria B, feminino, vitória de Taiko Sukuda Shimabukuro, da Capital, com tempo de 8min20seg05. Dirce Alves Victorio, de Pindamonhangaba, e Anailde Reis Mercante, de Mirandópolis, vieram na seqüência. Fechando a programação do feminino, nos 2.000 metros, categoria B, a campeã foi Maria do Carmo Ferreira, da Capital, com 10min30seg08. Em segundo ficou Lídia Lopes Pereira, de Mogi das Cruzes, com Shizuko Watanabe, de Santos, em terceiro.

Entre os homens foram mais três provas. Nos 1.000 metros, categoria C, Erasmo Braga Vieira, de Mogi Guaçu, foi o melhor, com 4min09seg09. Em segundo lugar chegou Messias Antonio Paiva, da Capital, e Antonio Damasceno Nogueira, de Mogi das Cruzes, em terceiro.

Nos 2.000 metros, categoria B, o título ficou com Leobino Alves da Silva, de Cajamar, com 7min21seg07. Logo atrás ficaram Raimundo Muniz Farrapo, de Paulínia, e Macário José da Silva, de Jundiaí. E nos 3.000 metros, categoria A, o título ficou com o atleta de Jandira, José de Barros Bastos, com Valdevino Zacarioto, de Mogi Guaçu, em segundo, e Edino Alves de Figueiredo, de Batatais, em terceiro.

Sobre a competição, a terceira colocada da prova de 1.000 metros, Mitiko Nakatani, da Capital, recordista mundial de maratona na categoria acima dos 60 anos, marca conquistada em San Sebastian, na Espanha, e com experiências também em Paris e Nova Iorque, falou sobre os jogos em Praia Grande. “Estou gostando muito. Conheci Praia Grande há 30 anos. Hoje é uma cidade totalmente diferente. O evento está sendo muito bom. É bonito, um incentivo para os idosos”.

Já o vencedor nos 2.000 metros, categoria B, Leobino Alves da Silva, de Cajamar, ficou tão feliz com a vitória que até deu uma volta a mais na pista da Fortaleza de Itaipu para comemorar. “Estou no pique. Tenho 68 anos e corro desde os 40. No esporte, o que manda é o coração e a mente”.