PG tem atividades esportivas e de lazer para deficientes

SEEL coordena práticas de iniciação, treinamento e recreação

18/3/2019

A Prefeitura de Praia Grande oportuniza serviços públicos esportivos e de lazer a pessoas com deficiência (PcD). Há opções de iniciação por meio dos polos do Programa SuperEscola Esportivo e de treinamento competitivo nos times municipais. Existe ainda atividade de lazer por meio do Programa Praia Acessível e de promoção da saúde em aulas de hidroginástica. Todas as iniciativas são conduzidas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL).

“O esporte paraolímpico é uma ferramenta extremamente importante de inclusão social. Por isso, damos atenção especial a este público”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Praia Grande professor José Carlos de Souza. “Atualmente, temos equipes de atletismo e natação que estão entre as melhores do Estado. E somos umas das poucas cidades de São Paulo que contam com uma unidade do Praia acessível mantida exclusivamente pela Prefeitura”.

Superescola – Para crianças e jovens deficientes (físico, intelectual ou visual) de 7 a 17 anos há atividades no Programa SuperEscola Esportivo. Atualmente, existem alunos deficientes nos polos de caratê, natação e surfe, por exemplo. Sob avaliação técnica de professores e técnicos, a iniciativa oferta prática esportiva a estudantes (meninos e meninas) de escolas públicas e particulares, objetivando a inclusão social por meio do esporte, no contraturno escolar. O objetivo é a utilização do esporte como ferramenta para o desenvolvimento da socialização, disciplina, aprendizado de regras, espírito de equipe, cooperação e outros valores, além de tirar as crianças da ociosidade e "da rua".

Os registros são gratuitos. Os responsáveis interessados devem procurar os polos onde as aulas são realizadas. É necessário apresentar documento pessoal do aluno e do responsável, comprovante de endereço, declaração de matrícula escolar de 2019 (constando o horário, a sala de aula e o número de registro do aluno – RA) e atestado médico (que pode ser entregue até o dia 29/3). Há aulas gratuitas nas modalidades de basquete, canoagem, caratê, futsal, esportes de praia, ginástica artística, handebol, jogos de areia, judô, natação, remo, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vela e vôlei. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone: 3496-5607.

Competição – Os deficientes também têm a oportunidade de integrar as seleções competitivas de Praia Grande. Após avaliação técnica de professores e técnicos, eles representam a Cidade em competições regionais, estaduais e nacionais, em várias fixas etárias. Há treinos gratuitos nas modalidades de atletismo, canoagem, caratê, judô, natação, remo, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vela e xadrez.

No início deste ano, por exemplo, os selecionados feminino e masculino de atletismo e natação para pessoas com deficiência de Praia Grande disputaram a etapa regional do Circuito Brasileiro Paraolímpico Loterias Caixa. Outros exemplos são de um judoca deficiente visual que há muitos anos treina com a equipe de competição e um ginasta autista que faz parte do grupo da Cidade. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone: 3496-5609.

Lazer e saúde – A Cidade de Praia Grande também oportuniza aos deficientes atividades de saúde por meio de aulas de hidroginástica. Estas são muito procuradas e atualmente têm lista de espera. As aulas ocorrem na piscina de 12 metros da SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry - entrada pela Rua João Balbino Corrêa, s/nº), de 2ª as 5ª feiras, das 7 às 20 horas. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone: 3496-5610.

E ainda há a prática de lazer por meio do Programa Praia Acessível. Praia Grande conta com um polo do programa no Bairro Guilhermina (Avenida Presidente Castelo Branco esquina com a Rua Leblon - em frente ao número 1.898). O atendimento gratuito aos munícipes e turistas ocorre das 9 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados. Na prática, é ofertado aos participantes do programa banho de mar por meio de equipamentos especiais - cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas. Desta forma, ocorre um importante auxílio de deslocamento na areia da praia e no banho de mar com maior segurança e conforto.

Para participar, basta o interessado comparecer na praia do Bairro Guilhermina e preencher ficha cadastral. No local, há um professor de educação física que auxilia os participantes e explica como funciona o Programa. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis. Dependendo do movimento do dia, é possível que uma mesma pessoa utilize o equipamento mais de uma vez. O Programa funciona com sol e chuva fraca. Se a chuva for forte, a atividade é interrompida visando à segurança dos próprios banhistas. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone: 3496-5609.