Pista de PG reúne equipe competitiva de atletismo

Grupo de Praia Grande reúne cerca de 50 atletas

13/5/2019

De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, a Pista municipal (Rua José Bonifácio, 400, Bairro Sítio do Campo) de Praia Grande reúne a equipe competitiva de atletismo feminino e masculino da Cidade (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL –, Liga Praia-grandense de Atletismo). No total, cerca de 50 atletas treinam cotidianamente. Os ensinamentos são conduzidos pelos professores de educação física Flávio Barbosa da Cruz, de 37 anos, e Rodrigo Augusto da Silva Rosa, de 38.

Pós-graduado em Educação Física Escolar, Flávio é especializado nas provas de arremesso e lançamento. “Nossa meta para 2019 é voltar a conquistar medalhas nos Jogos da Juventude e Jogos Regionais, assim como atingir índices para participar dos Jogos Abertos do Interior. A maioria dos nossos atletas está na equipe municipal há muitos anos e nesta temporada contamos com alguns reforços que são desportistas da Medicina Lusíada, após parceria realizada entre a Atlética da Faculdade e a SEEL”.

Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Rodrigo é especialistas nas provas de corrida de curta, média e longa distância. “Neste ano, já competimos na primeira etapa do Circuito Vale do Ribeira e demonstramos a evolução do nosso time. É um passo inicial para voltar a subir no pódio de Joguinhos e Jogos Regionais. Esta parceria com o grupo da Medicina nos fortaleceu e tenho certeza que vai no ajudar muito na pontuação geral de muitas competições”.

Atletas – Arthur Leandro de Souza, de 16 anos, é morador do Bairro Sítio do Campo e estudante da Escola Municipal Professora Maria Pacheco Nobre. Tem se destacado nas provas de arremesso do peso e lançamento do disco. “Treino há quase três anos. Descobri a modalidade em um passeio que a Escola fez até aqui. Já havia praticado capoeira, judô e natação, mas me encantei com o atletismo. Em pouco tempo, fui campeão dos Jogos Escolares do Estado e de Praia Grande, e quinto colocado na final dos Joguinhos”.

João Vitor de Jesus Assenção, de 18 anos, vem chamando a atenção nas provas de velocidade de 100 e 200 metros rasos. Morador da Curva do S, está desde 2015 na seleção municipal. “Percebi ainda quando bem novo que nas brincadeiras de esconde-esconde e pega-pega eu corria muito mais rápido que meus amigos. Aí, quando tinha uns 13 anos, minha professora na Escola Municipal Domingo Soares de Oliveira viu que eu tinha jeito para o atletismo e me apresentou ao pessoal da pista. Já obtive importantes medalhas nos Jogos Escolares do estado, Jogos da Juventude, Regionais e Abertos do Interior”.

Dados - A SEEL de Praia Grande oferta gratuitamente aos munícipes polos para treinamento e desenvolvimento competitivo em 23 modalidades esportivas: atletismo, basquete, biribol, capoeira, caratê, futebol, ginástica artística e rítmica, handebol, hidroginástica, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez e ainda, atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD). A competição é coordenada pelo diretor do Departamento Esportivo da SEEL Cláudio Camarão.

As aulas destinam-se a meninos e meninas de diversas faixas etárias – inclusive pessoas com deficiência (PCD) física, intelectual ou visual, de segundas as sextas-feiras, em mais de 10 Bairros da Cidade. Para participar de qualquer polo, o interessado tem duas possibilidades: integrar as turmas de iniciação do Programa Superescola (e quando indiciado pelo professor responsável ser encaminhado para a equipe de competição) ou fazer um teste diretamente na equipe de competição. Para tanto, basta comparecer ao local dos treinamentos, com documento de identidade (de preferência com foto) e passar por avaliação técnica realizada pelos técnicos responsáveis por cada modalidade. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3496-5609.