Programação variada muda a rotina dos mais de 3 mil servidores

Cronograma faz parte do período de Capacitação do Educador de Apoio

24/7/2019

Ao longo da semana, os mais de 3 mil servidores da Secretaria de Educação participam de atividades elaboradas pelas unidades 77 escolas municipais. Os funcionários que exercem a sua função no prédio administrativo da Seduc, bem como, nos portos do Saber e Aprendiz e no Departamento de Educação Ambiental também contam com programação diferenciada. Oficinas, capacitações e momentos de socialização fazem parte do cronograma de ações desenvolvidos.

A EM Idalina da Conceição Pereira elaborou extensa programação. Nesta terça-feira (23), por exemplo, os funcionários participaram de capacitação sobre primeiros socorros. Para tanto, a unidade contou com a presença do Corpo de Bombeiros que deu verdadeira aula sobre pequenas atitudes que podem salvar vidas. Ao longo do bate-papo, os educadores aprenderam como proceder em caso de quedas, fraturas, engasgamento e outras emergências.

Os servidores que atuam nos portos do Saber e Aprendiz, no Departamento de Educação Ambiental e no prédio administrativo da Seduc também contaram com programação diferenciada nesta terça-feira (23). O grupo participou de uma oficina que abordou sobre condutas a serem adotadas no local de trabalho. Questões como assiduidade, normas e regras da pasta municipal foram debatidos.

A programação de atividades nas escolas continua até sexta-feira (26). A EM Antônio Peres Ferreira promove neste dia a oficina de Musicalização. Durante o workshop, os educadores de apoio serão apresentados a instrumentos de corda, como corda e ukulelê, e percussão, Cajon e meia lua. A atividade tem como objetivo oferecer aos servidores uma introdução e familiarização dos equipamentos musicais.

Ponto alto – A quinta-feira (25) ficou reservada para as palestras que ocorrem Auditório Roberto Marinho e no Palácio das Artes dentro da programação da Capacitação do Educador de Apoio. Em cada local, os funcionários ficarão divididos em quatro sessões, sendo elas, duas no período da manhã e as demais a tarde.

Os servidores que forem para o PDA, nas sessões das 8h30 às 10h30 e 16 às 18 horas, assistirão a palestra “Como Trabalhar o Pertencimento Através dos Contos”, ministrada por Camila Genaro. Nestes mesmos horários, mas no Auditório da Seduc, os funcionários acompanham a apresentação feita pela professora formadora, que trabalhará com o tema “Como Conviver com Sabedoria”.

Já nas sessões que ocorrem das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30, o Palácio das Artes recebe os educadores de apoio que assistirão à palestra ministrada pelo professor Márcio Bernardes, com o tema “Recreando no Universo da Musicalidade”. Por sua vez, neste mesmo horário, os funcionários que estiverem no Auditório acompanharão a apresentação com a temática “O Meio Ambiente: Belezas Naturais, Impactos e Sustentabilidade”. O encontro será comandado pela diretora do DEA, Eliane Queiroz, e pelo gerente de sustentabilidade da Cargill, Fernando Janizello.

Saúde – Além das palestras principais, atendentes de educação I e II de oito escolas municipais passarão por mais um momento de capacitação. Nesta quarta-feira (24), mais de 700 servidores assistem à palestra sobre o Serviço de Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro Autista, o Siptea. Pioneiro em todo o País, o projeto é pela equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER), da Secretaria de Saúde (Sesap) de Praia Grande.

Na parte da manhã, das 8 às 10 horas, debatem sobre a temática as atendentes das EMs Circe Sanchez Toschi, Idalina da Conceição Pereira, José Credo Painceira e Layde Rodrigues Reis Loria. Já a tarde, das 13 às 15 horas, participam da atividade os profissionais das escolas Natale de Lucca, Oswaldo Justo, Paulo de Souza Sandoval e Maria dos Remédios Carmona Milan. As capacitações ocorrerão de forma simultânea, em cada período, em cada unidade de ensino.

O Siptea atende crianças (de 0 a 4 anos) que apresentam sinais, mesmo que pequenos, de autismo, iniciando uma intervenção precoce (sem a necessidade de total diagnóstico). Desta forma, o serviço trabalha justamente na fase da vida que a criança atinge pleno desenvolvimento cerebral, sempre com objetivo de fortalecer os comportamentos que ocorrem em baixa frequência, como por exemplo, a fala, a comunicação. Ao mesmo tempo, atua para enfraquecer aqueles comportamentos em excesso.

Endereços – O Palácio das Artes está situado na Avenida Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. Já o Auditório Jornalista Roberto Marinho localiza-se na Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim.