Programa Agita Galera anima Escolas Municipais de Praia Grande

Iniciativa visa promover saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes

28/8/2019

Com a tecnologia presente cada vez mais cedo no dia a dia das crianças, um dos grandes desafios de pais, educadores e profissionais da saúde, é incentivar os pequenos a se exercitarem. Pensando nisso, os professores das Academias da Saúde da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), desenvolveram uma série de atividades físicas lúdicas, que trabalham o corpo e a mente de crianças e adolescentes das Escolas Municipais de Praia Grande.

As atividades contam com o paio da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande e fazem parte do Programa Agita-SP, etapa Agita Galera, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, consiste em aumentar o nível dos estágios de mudança de comportamento da população em relação à atividade física.

Todas as escolas municipais participam das atividades, no primeiro dia (27) seis unidades receberam os educadores físicos, são elas: E.M. 19 de janeiro, E.M. Hilda de Carvalho Guedes, E.M. Mahatma Gandhi, E.M. Franco Montoro, E.M. Valter Salermo e E.M. Vila Mirim. O evento segue durante toda a semana na Rede Municipal.

A diretora de Promoção à Saúde da Sesap, Camila Vicente Ribeiro, explica que os exercícios são fundamentais para a saúde dos pequenos. “A atividade física estimula o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativo na escola, com controle do peso corporal, redução da pressão arterial, prevenção de doenças, melhora da autoestima e redução do estresse, e também contribui para o bem-estar físico e psicológico do aluno”.

Para Grace Paiva, subsecretária de Gestão Pedagógica da Seduc, o projeto foi ao encontro dos preceitos da pasta que é promover o bem-estar de todos os alunos do município. “ O Agita Galera foi abraçado pela Seduc visto os inúmeros benefícios à saúde do corpo e mente. As crianças e os adolescentes passam muito tempo sentados estudando, cabendo a escola promover, além das aulas de educação física, rotinas diferenciadas e diversificadas. Desta forma, estimulamos o crescimento saudável dos alunos”, disse.

A diretora da E.M Vila Mirim comenta que além de divertir as crianças o projeto contempla todos os alunos e funcionários. “As atividades são lúdicas e simples e podem ser feitas por todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais. Os funcionários também participaram, ou seja, todos foram beneficiados”, comemorou Lilian Fonseca Araújo.

Capacitação - Os Educadores Físicos das nove Academias da Saúde do Município participaram, de 29 a 31 de julho de 2019, de um treinamento promovido pelo Governo do Estado dentro do Programa Agita-SP. Nove profissionais foram capacitados durante o encontro que aconteceu na cidade de São Pedro, interior de São Paulo e abrangeu diversas modalidades.

Academia da Saúde- Atualmente, mais de 700 pessoas estão inscritas e participando das atividades em uma das nove Academias da Saúde de Praia Grande. As unidades estão em área anexa às Usafas. São elas: São Jorge, Antártica, Samambaia, Aloha, Santa Marina, Maracanã, Esmerada II, Melvi, além da Ocian. Esses espaços buscam incentivar a prática de atividades físicas com acompanhamento de um profissional.

Inscrições - As Academias de Saúde em Praia Grande estão com inscrições abertas para munícipes interessados em participar das atividades físicas gratuitas. O cadastro deve ser feito nas próprias unidades, de segunda a quinta-feira, no período da manhã. Basta apresentar cópia da identidade, comprovante de residência, cartão da Usafa e atestado médico.

Confira o endereço das Unidades:
Academia de Saúde São Jorge – Avenida dos Trabalhadores, n°4.242, Bairro Antártica;
Academias de Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica;
Academia de Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia;
Academia de Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim;
Academia de Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian;
Academia de Saúde Santa Marina – Rua Particular Anhanguera, Anhanguera;
Academia de Saúde Esmeralda II – Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda;
Academia de Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia de Saúde Maracanã - Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã.

Agita-SP – O Programa Agita São Paulo é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELFISCS) e conta com mais de 300 instituições governamentais e não governamentais envolvidas.

Os objetivos do Agita São Paulo são:
- Diagnosticar, a partir dos 14 anos de idade, o nível de atividade física do Estado de São Paulo.
- Aumentar em (pelo menos) um nível o estágio da mudança de comportamento da população em relação à atividade física (Exercício: o sedentário para pouco ativo e o pouco ativo para ativo).
- Incrementar em 50% o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida.
- Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física-esportiva e de lazer.
- Aumentar o nível de conhecimento da população sobre os benefícios de um estilo de vida ativa.
- Incrementar o nível de atividade física da população.
- Fazer com que a população de diferentes faixas etárias siga a mensagem do programa é um desafio que merece a adoção de estratégias especiais.
- O princípio da inclusão tem sido exaustivamente procurado e dentro dele definiram-se estratégias que privilegiem mais a cidadania ativa, ou seja, agitar o cotidiano em três ambientes básicos: em Casa, no Trabalho e no Lazer.