Ações de Praia Grande são citadas como exemplo para a Baixada Santista

Associação Brasileira dos Usuários do SUS aprova as estratégias

20/9/2019

Com o objetivo de difundir as ações que estão dando certo em Praia Grande, na área da saúde, representantes da Associação Brasileira dos Usuários do SUS (Abusus) estiveram em reunião com o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, para conhecer melhor as ações realizadas pelo Município em prol da saúde de toda a população.

As ações integradas de cirurgias eletivas e exames de média e alta complexidade chamaram a atenção do presidente da Associação que decidiu levar a ideia para as outras cidades da região. “Queremos incentivar os outros municípios a buscarem parcerias como fez Praia Grande. É importante buscar soluções efetivas para a saúde pública em todo o país”, disse o presidente da entidade, Bruno Karaoglan Oliva.

Para o secretário da pasta, é importante que os gestores busquem alternativas e pensem de maneira regional, investindo em parcerias e credenciamento de serviços. “As parcerias estão sendo ótimas alternativas para zerar as filas de espera, tanto de cirurgias como de exames. É necessário se pensar de maneira ampla, metropolitana. Existem instituições na região totalmente capazes de absorver as demandas da saúde. É importante se pensar que ações como essa salvam vidas”, finalizou.

Ação Integrada - Para o desenvolvimento da ‘Ação Integrada de Cirurgias Eletivas’, a Administração Municipal abriu um chamamento público para credenciar empresas e instituições interessadas na realização dos procedimentos. A Santa Casa de Santos atendeu todas as exigências e especificações previstas no edital e é a responsável pelas cirurgias que começaram em agosto desse ano.

Neste primeiro momento, a Sesap efetuou estudo e mapeou a necessidade da realização de cerca de 2 mil procedimentos, entre as cirurgias eletivas e os exames. Serão desenvolvidos diversos procedimentos, entre eles, consultas de cirurgias geral, vascular, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, urologia; exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, angioplastia; cirurgias eletivas gerais, ginecológica, laqueadura, oftalmológica, vasectomia, pediátrica, otorrinolaringológica, entre outras.

O titular da Sesap, esclarece ainda que os procedimentos efetuados na Ação Integrada não utilizarão leitos regionais. “Praia Grande tomou todo cuidado necessário para evitar qualquer tipo de transtorno para as outras cidades. Não estamos utilizando leitos regionais, o que em nada afetará os serviços que são prestados na Santa Casa”.

Investimentos - Praia Grande investe cada vez mais em Saúde. Mais de R$ 30 milhões estão sendo disponibilizados para todos os setores da área. Na urgência e emergência, além da entrega da nova base do Samu, no Bairro Boqueirão, 10 novas ambulâncias foram entregues em maio de 2019. Os prontos-socorros estão recebendo novos equipamentos como macas, camas, monitores cardíacos, aparelhos de imagem de última geração e também estão sendo realizadas manutenções e reformas prediais e estruturais.

O Hospital Irmã Dulce, além de receber modernos equipamentos cirúrgicos e hospitalares, também conta com manutenção, reparos e pequenas reformas, além de instalações de equipamentos de ar-condicionado, televisores, ventiladores para total conforto dos pacientes. Já está em fase final o estudo para a ampliação dos leitos do Hospital e da Maternidade e total reestruturação da unidade.

Atenção Básica- A Atenção Básica do Município, que conta com 27 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e atende 100% da população, também será beneficiada com novos equipamentos, reformas das unidades, além da construção de três novas unidades: no Bairro Princesa (já em andamento) e nos Bairros Guilhermina e Aviação (em fase de projeto).