Sesap entrega 100 televisores ao Hospital Irmã Dulce para maior conforto dos pacientes internados

Medida ajuda no bem-estar mental de pacientes e acompanhantes

27/9/2019

José Antônio Luiz Filho, de 71 anos, está internado no Hospital Municipal Irmã Dulce, com quadro de obstrução de veias da perna. O tempo fora de casa, aliado à fragilidade emocional por causa do tratamento e a ociosidade de uma internação, poderia agravar ainda mais o seu estado de saúde. Porém, uma iniciativa da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande deu um novo ânimo ao aposentado. A Sesap instalou televisores nos quartos de toda a Unidade Hospitalar. Até o momento, foram entregues 100 televisores, dos quais 62 já foram instalados.

“Consigo ver os jogos do Santos, meu time do coração, assistir os telejornais e saber o que está acontecendo lá fora. Isso me deixa mais confortável e alivia a tristeza. Estou sendo muito bem atendido aqui, não tenho do que reclamar”, explica o aposentado, que é morador de São Vicente e ocupa um leito do Hospital Irmã Dulce destinado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Não perder o último capítulo da novela é o grande consolo de Edne Staurengo, de 77 anos, também internada por problemas vascular. “Eu estava muito triste por que eu achei que perderia a novela que tanto gosto. Quando cheguei aqui e vi que tinha televisão até me animei, pois hoje é o último dia da minha novelinha. Além disso, vejo também o jornal, a sessão da tarde e assim não fico pensando bobagens”, comentou sorridente. “Estou sendo muito bem tratada. Isso aqui está melhor que o particular”, concluiu a também aposentada.

Para os mais jovens, apesar de toda a tecnologia dos smartphones, a televisão também acaba se tornando uma aliada na recuperação. O capoeirista Humberto Sozzi Neto, de 21 anos, que passou por cirurgia para corrigir uma fratura nasal após um acidente, durante o treino da modalidade, conta que a TV tem ajudado o tempo passar mais depressa. “Eu tive um ótimo atendimento, foi tudo muito rápido e ágil, mesmo assim, durante a recuperação a gente fica entediado e a televisão nos distrai”, disse.

Os acompanhantes também se sentem beneficiados pelos novos e modernos equipamentos. “Isso é bem eficaz, ajuda a gente a se distrair e a esquecer um pouco dos problemas, é um conforto a mais para o acompanhante também”, comentou Gabriele Honorato, namorada de Humberto.

Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, ter esse retorno dos pacientes é de extrema importância para comprovar a eficácia das ações realizadas pelo Município. “O objetivo é melhorar a experiência hospitalar do paciente internando, proporcionando entretenimento dentro do ambiente médico-hospitalar através das notícias, filmes e programas. Assim é possível inserir o paciente e seu acompanhante no cotidiano deixando-os mais próximos do contexto de suas vidas. Esse conforto ajuda na recuperação e até diminui o tempo de internação”, explica animado.

Os setores do Hospital Irmã Dulce que estão sendo beneficiados com as novas instalações são: Enfermarias, Clinica Cirúrgica, Hospital Dia, Pediatria, Pronto-Socorro (Retaguarda e Observação) e UTIs.

Investimentos- Praia Grande investe cada vez mais em Saúde. Mais de R$ 30 milhões estão sendo disponibilizados para todos os setores da área.

Na urgência e emergência, além da inauguração da nova base do Samu, no Bairro Boqueirão, 10 novas ambulâncias foram entregues em maio de 2019. Os prontos-socorros estão recebendo novos equipamentos como macas, camas, monitores cardíacos, aparelhos de imagem de última geração e também estão sendo realizados manutenções e reformas prediais e estruturais.

O Hospital Irmã Dulce, além de receber modernos equipamentos cirúrgicos e hospitalares, também conta com manutenção, reparos e pequenas reformas, além de instalações de equipamentos de ar-condicionado, televisores, ventiladores para total conforto dos pacientes. Já está em fase de licitação a ampliação dos leitos do Hospital, da Maternidade e total reestruturação da unidade.

A Atenção Básica do Município, que conta com 27 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e atende 100% da população, também será beneficiada com novos equipamentos, reformas das unidades, além da construção de três novas unidades: no Bairro Princesa (já em andamento) e nos Bairros Guilhermina e Aviação (em fase de projeto).