PG participa de campanha de reciclagem de pneus

Camisetas da campanha "A Borracha apaga a Natureza" estão à venda

Por João Carlos Miranda | 1/2/2006

A Prefeitura de Praia Grande e a seguradora Porto Seguro promovem a campanha de reciclagem de pneus "A Borracha Apaga a Natureza" até o final de março. A iniciativa visa recolher pneus usados, evitando a poluição do meio ambiente. Os interessados em participar podem adquirir camisetas com sete tipos de estampa de animais e plantas, a R$ 20,00 cada uma, e doar pneus usados.

A renda obtida com as camisetas e a venda dos pneus será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande e para a Associação de Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape).

As camisetas são encontradas nos sete postos da Operação Praia Limpa Dá Pé, nos finais de semana, das 9 às 17 horas. Já os pneus podem ser entregues no ecoponto da Porto Seguro, na Rua São Caetano, 73, Boqueirão, de segunda-feira a sábado, também das 9 às 17 horas.

“A campanha traz diversos benefícios: oportunidade de trabalho para portadores de necessidades especiais, contratados para atuação nos postos, economia para os cofres públicos com a destinação dos pneus e recursos para programas sociais”, afirmou o secretario de Serviços Urbanos, Sérgio Bonito.

Praia Grande tem serviço de coleta especial de pneus as segundas e terças-feiras. Por semana são recolhidas cerca de três toneladas de pneus. “O material é transportado para o aterro sanitário de Mauá. O custo é o mesmo do lixo comum (doméstico), cerca de R$ 60,00 a tonelada”, informou Sérgio Bonito.

As camisetas podem ser adquiridas nos bairros Boqueirão (altura das ruas Xixová e Londrina), Guilhermina (Rua Peru), Ocian (Avenida Vicente de Carvalho), Mirim (Avenida dos Sindicatos), Caiçara (Avenida Nossa Senhora de Fátima) e Flórida (Rua dos Girassóis).

Os clientes da Porto Seguro podem comparecer ao centro automotivo da empresa, o ecoponto. Para cada dois pneus novos comprados, doando os usados, o interessado ganha uma camiseta. Quem não é cliente e fizer a doação tem 50% de desconto na aquisição da camiseta.

Estatísticas - A borracha do pneu, quando abandonada na natureza, demora mais de 600 anos para se decompor. Pesquisa encomendada pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip) ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), revela que 37% dos clientes ficam com os pneus usados quando são trocados e 9,9% optam pela reforma, para uso de segunda mão.

Quando os pneus são inservíveis, apenas 26,5% estão disponíveis para coleta e destinação final. Dessa porcentagem, 8,5% são usados de forma ambientalmente correta; 10,9% vão para aterros sanitários e 7,1% são processados por laminadores. Há ainda 9,4% utilizados por agricultores e sitiantes e 17,3% têm utilizações diversas.