No “Dia do Gari”, funcionários da Limpeza Urbana de PG contam experiências

Em 16 de maio é celebrado o trabalho destes profissionais no Brasil

15/5/2020

A limpeza e manutenção urbana são serviços que não podem parar em uma Cidade, seja nos finais de semana, feriados, faça chuva ou sol e, agora, durante uma pandemia. No próximo sábado (16) é oficialmente comemorado o dia dos funcionários que exercem essa atividade, que em diversos locais do Brasil são chamados de “garis” e, em Praia Grande, recebem oficialmente um nome que não poderia representar melhor a categoria: trabalhador.

A data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano, no Brasil. O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Em Praia Grande, as ações são desenvolvidas pelos trabalhadores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), que realizam as atividades de forma setorizada, otimizando assim as melhorias efetuadas em vias e áreas públicas.

Dentre as ações desenvolvidas na área de limpeza e manutenção destaque para varrição, retirada de lixo, recolha de itens inservíveis, capinação, raspagem de areia da sarjeta, desobstrução na rede de drenagem, entre outros.

As atividades além de deixar o local mais bonito, têm um papel social e sanitário também. Por isso os profissionais desta categoria também são considerados “linha de frente” e essenciais no dia a dia de uma Cidade.

Para quem exerce essas funções, o trabalho é sempre feito com muita dedicação e cuidado, como salientou a trabalhadora Heidy Rosimary Avelino da Silveira, de 34 anos, que há quase 2 anos atua no setor. “Gosto muito do que faço. O trabalho braçal me faz bem e atuar na rua nos proporciona oportunidade de conhecer toda a Cidade e diversos moradores. E uma vez que a cada dia estamos em locais diferentes, conhecemos de perto a necessidade da população, onde é mais carente e as problemáticas e pontos forte de cada lugar. Dessa forma, conseguimos até sermos funcionários e munícipes melhores”.

Heidy Silveira destacou que ver a importância do seu trabalho para a Cidade é gratificante e reflete durante o seu expediente. “Mesmo que tenhamos todos os equipamentos necessários, muitas vezes não é fácil trabalhar no sol quente ou em dias chuvosos e mais frios, mas sempre que penso na importância da nossa atividade, ganho mais ânimo. A essência do nosso trabalho é a saúde pública da população e turistas e isso é fundamental a todos”.

Ainda assim, Heidy Silveira destaca que sem a conscientização da população sobre o papel que tem na conservação da limpeza da Cidade, grande parte do serviço que exerce perde a eficiência. “Vemos todos os dias várias atitudes irresponsáveis por parte de muitos moradores. Tem trechos que limpamos e no dia seguinte já está sujo de novo. Praia Grande conta com vários serviços como Rapa Treco, coletas de lixo e ecopontos, não há justificativa para o descarte irregular de lixo”.

Quem também destacou a importância da população em ter responsabilidade ao descartar seu lixo foi a trabalhadora Rosimeire de Souza Silva, que atua na limpeza urbana há aproximadamente 6 anos. “Por todos os lugares tem lixeiras e locais próprios para alguns itens, e, onde não tiver, basta esperar chegar até um local adequado ou aguardar o dia do serviço público que realiza essa atividade, como coleta de lixo, coleta seletiva, Rapa Treco, entre outros. Não é certo jogar os materiais em áreas públicas, que depois viram problemas urbanos que afetam a todos”.

O ambiente de trabalho também faz toda a diferença para Meire Silva. Segundo ela, as equipes da Sesurb também são muito dedicadas e gostam do que fazem, o que torna o horário de expediente mais agradável. “Apesar da correria do dia a dia da limpeza, os funcionários são sempre bem-dispostos, todo mundo tenta ao máximo se ajudar. Me sinto muito bem com meus colegas de serviço e isso, é claro, reflete muito na profissão, que é trabalhosa, mas essencial para a qualidade de vida dos praia-grandenses”.

Serviços – Como destacaram as funcionárias, a colaboração da população é essencial para a conservação do trabalho desenvolvido por elas na limpeza urbana. Para isso, a Prefeitura oferece a todos diversos serviços de manutenção.

Além da coleta de lixo domiciliar e coletiva, ambas seguindo o mesmo cronograma; a população conta ainda com o projeto Rapa Treco (com recolha de itens inservíveis como móveis e eletrodomésticos velhos) semanalmente, e 18 unidades Ecopontos (temporariamente funcionando de segunda a sexta-feira). Todas as ações continuam atendendo durante o período de quarentena ao combate do Covid-19. O cronograma completo das atividades realizadas pode ser conferido no site da prefeitura (praiagrande.sp.gov.br).

E é possível também relatar situações e solicitar serviços públicos de limpeza e manutenção através da Ouvidoria Municipal, que no momento continua atendendo pelo site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br e pelo aplicativo de celular “Ouvidoria Praia Grande”, disponível para Android e IOS. A linha de telefone 162, que antes era destinada à Ouvidoria, agora atende somente situações referentes ao Coronavirus (Covid-19).