Cidade lança plataforma de serviços Acolhe PG

Sistema abrange desde informações em saúde a atendimento pré-clínico

6/8/2020

Em meados de março, com o início da pandemia por covid-19, Praia Grande inovou com a Central Telefônica exclusiva para orientar e monitorar casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.

Passados quase cinco meses, é notável a grande efetividade do serviço, que foi parte fundamental para números absolutamente positivos como, 94% de cura dos casos confirmados até o momento, sendo Praia Grande uma das cidades com menos óbitos na região e também uma das que menos têm internação, apesar de uma ampla estrutura de leitos clínicos e UTIs.

A Administração Municipal “inspirada” no desenvolvimento desse equipamento em meio à crise, lança o Acolhe PG, serviço telefônico que disponibiliza para a população acesso a profissionais qualificados que vão prestar esclarecimentos além de orientar sobre os serviços de saúde ofertados pela rede de Atenção à Saúde Municipal. “É um serviço totalmente diferenciado e Praia Grande é a única ou uma das poucas cidades do país que contam com um serviço como esse”, explicou o prefeito Alberto Mourão durante o lançamento do serviço, nessa quinta-feira (7).

Ele comentou ainda que a população praia-grandense terá suporte e acompanhamento que vai facilitar a informação, dar ainda mais transparência aos processos e evitar que os pacientes percam ou faltem nas consultas e exames, otimizando o serviço e evitando o desperdício do dinheiro público investido em saúde.

São aproximadamente 40 profissionais, entre coordenadores de acolhimento em saúde, médicos, enfermeiros e outros que vão se dedicar aos principais serviços do Acolhe PG:
• Acolher a demanda da população através das linhas telefônicas disponíveis;
• Direcionar a demanda para o serviço competente;
• Comunicar através de contato telefônico os agendamentos das consultas de especialidades e procedimentos aos usuários;
• Monitoramento dos pacientes de grupos prioritários e casos complexos, com interlocução entre as equipes da Estratégia de Saúde da Família;
• Informar, quando solicitado, a posição do usuário na lista de espera de procedimentos e consultas de especialidades.

O Acolhe PG funciona através do telefone 162, todos os dias da semana das 8h às 20h, o número continua sendo também o canal para quem quer se manifestar na Ouvidoria e também continua atendendo aqueles que querem orientação relacionada à covid-19. “O cidadão, ao ligar, terá as opções e pode discar para ser atendido no serviço que necessita”, explica o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.


- CENTRAL TELEFÔNICA COVID-19
A Central Telefônica de orientação e monitoramento da covid-19 continua atendendo normalmente dentro do Acolhe PG. O telefone 162 continua disponível e os profissionais continuam realizando o atendimento de triagem e enfrentamento ao coronavírus. O novo serviço ocorre diariamente, das 8 às 22 horas, por equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. Mais de 24 mil atendimentos foram realizados desde o início dos trabalhos.

Por telefone, qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contágio do coronavírus. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

O monitoramento também é um trabalho especial e muito importante realizado na Central Telefônica: são monitorados todos os pacientes com sintomas de síndromes gripais e também aqueles que já são confirmados com covid-19. As ligações são realizadas a cada 24 ou 48 horas dependendo dos sintomas do paciente, durante, no mínimo,14 dias, período médio de duração da infecção. As ligações são realizadas dia sim, dia não, independentemente se é caso confirmado de covid-19 ou caso suspeito. Naqueles casos com sintomas um pouco mais fortes, as ligações são feitas a cada 24 horas.

Os monitorados seguem recebendo ligações até que estejam totalmente curados. Após cada ligação, os profissionais alimentam um sistema informatizado com todos os dados do paciente. São colocadas as queixas, evoluções diárias, medicação administrada e orientações passadas todos os dias. Já são mais de 70 mil ligações de monitoramento realizadas.


Confira as principais ações de Praia Grande no enfrentamento e combate ao novo coronavírus:

- HOSPITAIS DE CAMPANHA
Ao todo, 188 leitos foram montados nos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande: 100 leitos no Ginásio Falcão e 88 leitos no Ginásio Rodrigão (Tupi). Camas, poltronas, cadeiras de rodas, mesas, cilindros de oxigênio e todo o material necessário para o funcionamento dos 188 leitos A unidade Falcão já está recebendo pacientes, enquanto a Unidade Rodrigão entrará em funcionamento, caso tenha necessidade.
Os hospitais de campanha não têm portas abertas para o fluxo da população que deverá continuar buscando atendimentos nos três prontos-socorros da Cidade: a UPA Samambaia, o PS Quietude e a Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce (PS Central).

- UTI
A Prefeitura construiu para o Hospital Municipal Irmã Dulce 30 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Com essas novas unidades, Praia Grande passa a contar com um total de 90 leitos de UTI, sendo leitos 50 Adulto (30 novos), 10 Infantil e 10 Neonatal no Irmã Dulce e mais 20 leitos Adulto no Hospital Casa de Saúde que está credenciado junto à rede pública Municipal de Saúde, sendo 58 deles exclusivos para covid-19..

- HOSPITAL PARA SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS
Hospital para síndromes respiratórias já está em funcionamento, desde o início de abril, a unidade anexa ao pronto-socorro Quietude, que conta com uma estrutura diferenciada. O Hospital para atendimentos específicos de casos de síndromes gripais e respiratórias dispõe de alas adulta e infantil, salas de medicação, soroterapia, observação, além de consultórios e ampla sala de recepção. Outro destaque é que o local possui área para raio-x, o que agiliza a entrega de resultados desse exame para um diagnóstico mais preciso dos médicos. Uma unidade semi-intensiva, destinada a cuidados intensos, também integra o equipamento. Essa unidade evita a contaminação cruzada dentro do PS Quietude, já que o equipamento está instalado fora da unidade.

- DESINFECÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
A Secretaria de Serviços Urbanos realiza a desinfecção diária desde o final do mês de março. As 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas) espalhadas por todas as regiões da Cidade também recebem o cuidado, além dos centros comerciais, como dos bairros Ocian e Mirim, vias como a Avenida Costa e Silva, os terminais rodoviários Tatico e Tude Bastos.

– DENÚNCIAS
A população pode denunciar qualquer irregularidade no funcionamento de comércios, instituições ou na prática esportiva. Basta enviar e-mail para ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br ou utilizar o aplicativo da Ouvidoria de Praia Grande.

- DRONES
A Guarda Civil Municipal (GCM) está utilizando drones na fiscalização e orientação de pessoas que eventualmente estejam se aglomerando em locais públicos da Cidade e também sobre a importância do uso das máscaras de proteção. Esta é mais uma medida adotada pela Administração Municipal no combate à proliferação da covid-19.

-TRANSPARÊNCIA
O geoprocessamento dos casos de covid-19, o novo coronavírus, já é realidade em Praia Grande. O trabalho envolve o mapeamento e análise de dados, através de uma parceira entre a Saúde e a Secretaria de Planejamento do Município. Recentemente, a ferramenta foi colocada à disposição de toda a população através do site oficial da Prefeitura: www.praiagrande.sp.gov.br.

Deixar as informações disponíveis para todos, dando mais transparência e clareza nas ações realizadas pelo Município, é um dos inúmeros benefícios do sistema desenvolvido pela prefeitura. Através do mapeamento dos casos, é possível ter uma visão por regiões, bairros, ruas em relação à disseminação do vírus na Cidade, como por exemplo, casos confirmados, óbitos, curas, casos em investigação, entre diversas outras informações. Os dados auxiliam a Vigilância Epidemiológica municipal a identificar a dinâmica de contaminação dentro do território praia-grandense.