Ações com drones de PG são acompanhadas ao vivo na central de monitoramento

Equipamentos são utilizados em diversas operações da Guarda Civil Municipal

14/8/2020

As ações realizadas com os drones da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande já podem ser acompanhadas em tempo real no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) da Cidade dando mais agilidade e precisão às operações. Os equipamentos são mais um importante recurso tecnológico utilizado pela Administração Municipal para garantir maior segurança aos munícipes.

Nas operações integradas, as equipes que operam os drones conseguem transmitir as imagens do local onde as ações são realizadas diretamente à central de monitoramento da Cidade. Três dos cinco drones utilizados pela GCM têm sido empregados neste tipo de ação.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, este é um importante avanço para a área de segurança pública. “Com esta integração, conseguimos colocar o drone a altitudes ajustáveis conforme a necessidade e acompanhar com maior amplitude uma operação em andamento. Uma eventual fuga, por exemplo, é rapidamente impedida, pois as imagens do drone vão diretamente pro Cicoe que repassa tudo o que está acontecendo às viaturas que estão no apoio”.

É importante observar que os voos são realizados com total segurança, sempre respeitando as regras do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Os drones já têm sido utilizados em diversas situações, como os shows que ocorreram durante a temporada, monitoramento de áreas de proteção ambiental e também nas ações de orientação e prevenção contra o coronavírus, principalmente a respeito da importância do distanciamento social e na fiscalização de aglomerações.

Esta semana as equipes da GCM que operam os drones participaram de uma atualização com o comando aéreo da Polícia Militar sobre a utilização dos equipamentos de forma institucional.

O Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe) controla uma central de videomonitoramento que funciona 24 horas por dia integrada com a Polícia Militar, Secretaria de Trânsito e Polícia Civil monitorando as imagens das mais de 2.700 câmeras que funcionam através da Infovia, um sistema dotado de cerca de 300 quilômetros de cabos de fibra ótica.