Secretaria de Saúde amplia atendimento do Acolhe PG e supera marca de 154 mil ligações

Sistema disponibiliza informações e acolhimento humanizado

15/12/2020


A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande ampliou a estrutura da plataforma Acolhe PG. Um novo espaço foi criado em área anexa à sede da Sesap, no Bairro Mirim, para abrigar a central telefônica que atende de forma ainda mais humanizada os munícipes. O serviço telefônico disponibiliza para a população acesso a profissionais qualificados que prestam esclarecimentos e orientações sobre os serviços de saúde ofertados pela rede municipal.

O Acolhe PG funciona todos os dias, das 8 às 20 horas. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281. Entre os serviços oferecidos estão o acompanhamento de pacientes, monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19, atendimento específico das gestantes de alto risco, agendamento de consulta nas Especialidades Médicas e do programa Senhor da Visão.

Os números demonstram o sucesso do Acolhe PG. São cerca de 40 profissionais, entre coordenadores de acolhimento em saúde, médicos e enfermeiros atuando na plataforma. Já foram efetuadas mais de 154 mil ligações de monitoramento de sintomáticos respiratórios e pacientes positivos. Outro dado de destaque é que mais de 6.500 agendamentos de atendimentos foram efetuados pela equipe multidisciplinar.

“Com a experiência que tivemos com a pandemia, expandimos o serviço para agendamento de consultas, acompanhamento de gestantes. A meta é que essa ampliação siga ocorrendo de forma gradativa. O Acolhe PG é um serviço que tem trazido um retorno positivo junto aos munícipes, com um contato ainda mais humanizado”, comentou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Curados – A Prefeitura de Praia Grande tem trabalhado de forma intensa colocando em prática diversas ações no combate à pandemia da covid-19. Os esforços resultaram em milhares de vidas salvas. Na Cidade, mais de 11 mil pessoas estão curadas, o que representa 95% dos pacientes que tiveram a doença. Toda a estrutura disponibilizada para o atendimento da população segue funcionando. Ações de conscientização também são desenvolvidas e ressaltam a importância de as pessoas seguirem os protocolos sanitários e de higiene, como, por exemplo, o uso de máscara e álcool gel.

Outro dado relevante é que Praia Grande tem a menor incidência de mortalidade por covid-19 dos municípios com mais de 100 mil habitantes da Baixada Santista, inclusive com média menor que a do Estado de São Paulo.

Entre as iniciativas colocadas em prática pela Administração Municipal, destaque para a implantação de 30 novos leitos de UTI no Hospital Irmã Dulce, um Hospital específico para atendimentos de Síndromes Respiratórias, Hospital de Campanha, atendimento específico nas 30 Usafas, além do monitoramento dos casos por meio da central de atendimento telefônico da saúde e da desinfecção de espaços públicos como os dois terminais de ônibus.