Descarte irregular de lixo pela população dificulta trabalho diário da Prefeitura
Esquina no Samambaia teve limpeza completa na sexta. Segunda, o local já estava sujo novamente
18/1/2021

O trabalho de limpeza e manutenção de vias e áreas públicas de Praia Grande desenvolvido diariamente pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) precisa contar diretamente com o apoio da população; uma vez que não é incomum o trabalho ser executado e, pouco tempo depois, quando as equipes retornam ao local a população já voltou a descartar materiais irregularmente no trecho. Um exemplo desta falta de cidadania foi registrado pela Sesurb na esquina da Rua Hélio Oiticica com Avenida José Leandro de Carvalho, Bairro Samambaia. O local passou por limpeza completa na tarde de sexta-feira (15), com retirada de aproximadamente 6 toneladas de lixo. Porém, na segunda-feira (18) pela manhã, ou seja, menos de 3 dias depois, em passagem pelo trecho as equipes encontraram novamente lixo neste endereço, descartado irregularmente pelos moradores.
Dentre os itens encontrados no trecho, já considerado ponto crônico de descarte de lixo, estão móveis e eletrodomésticos velhos, garrafas plásticas, madeiras, entre outros. Todos estes materiais, quando destinados corretamente pela população, podem ser enviados ao Ecoponto localizado a exatos 629 metros do local; ou entregues aos caminhões do projeto Rapa Treco (que retira em frente da residência das pessoas itens inservíveis), que passam todas as quintas-feiras pelo bairro; ou separados para a coleta seletiva que atende o local três vezes por semana (às segundas, quartas e sexta-feira). Sem contar que o local também conta com coleta de lixo domiciliar também três vezes por semana.
A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destacou os problemas urbanos que podem ser causados por esta ação irregular da população. “Entre os principais está o aumento da proliferação de roedores e insetos, desvalorização do entorno e obstrução da rede de drenagem, uma vez que estes materiais são carregados pela chuva para o sistema de escoamento de águas pluviais”.
A Prefeitura realiza diariamente a limpeza de vários pontos crônicos de descarte de lixo pela população, porém menos de 24 horas depois muitos destes locais estão sujos novamente. “Por isso, contamos com a ajuda de toda a população, que além de não jogar o lixo na rua também precisa se tornar um ‘fiscal’ da sua rua, do seu bairro. Aliando forças, temos certeza que podemos melhorar esta situação”, ressaltou.
A utilização dos serviços públicos oficiais de descarte de lixo são as melhores opções, como as coletas seletivas e de lixo domiciliar, Ecopontos e Rapa Treco. “Algumas pessoas contratam o serviço de carrinheiros, que algumas vezes podem acabar não levando os materiais para o ecoponto mais próximo, que seria o correto, mas sim descartando em terrenos e na rua, muitas vezes próximo à residência daquela pessoa que o contratou. Por isso, a melhor opção sempre é o morador utilizar os serviços oficiais”.
Denúncias – A população também pode denunciar situações como estas, principalmente com fotos de possíveis veículos que possam ser utilizados para o transporte de materiais (imagens que possam, de alguma forma, identificar os responsáveis pela irregularidade) através do formulário online disponível no site www.ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br, ou pelo app “Ouvidoria Praia Grande”, disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store. As denúncias podem ser anônimas.
Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), dependendo da situação.
Serviços – Confira cronograma completo dos serviços de limpeza realizados em Praia Grande no site da prefeitura, clicando no banner “Carta de Serviços” (http://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/).
Dentre os itens encontrados no trecho, já considerado ponto crônico de descarte de lixo, estão móveis e eletrodomésticos velhos, garrafas plásticas, madeiras, entre outros. Todos estes materiais, quando destinados corretamente pela população, podem ser enviados ao Ecoponto localizado a exatos 629 metros do local; ou entregues aos caminhões do projeto Rapa Treco (que retira em frente da residência das pessoas itens inservíveis), que passam todas as quintas-feiras pelo bairro; ou separados para a coleta seletiva que atende o local três vezes por semana (às segundas, quartas e sexta-feira). Sem contar que o local também conta com coleta de lixo domiciliar também três vezes por semana.
A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destacou os problemas urbanos que podem ser causados por esta ação irregular da população. “Entre os principais está o aumento da proliferação de roedores e insetos, desvalorização do entorno e obstrução da rede de drenagem, uma vez que estes materiais são carregados pela chuva para o sistema de escoamento de águas pluviais”.
A Prefeitura realiza diariamente a limpeza de vários pontos crônicos de descarte de lixo pela população, porém menos de 24 horas depois muitos destes locais estão sujos novamente. “Por isso, contamos com a ajuda de toda a população, que além de não jogar o lixo na rua também precisa se tornar um ‘fiscal’ da sua rua, do seu bairro. Aliando forças, temos certeza que podemos melhorar esta situação”, ressaltou.
A utilização dos serviços públicos oficiais de descarte de lixo são as melhores opções, como as coletas seletivas e de lixo domiciliar, Ecopontos e Rapa Treco. “Algumas pessoas contratam o serviço de carrinheiros, que algumas vezes podem acabar não levando os materiais para o ecoponto mais próximo, que seria o correto, mas sim descartando em terrenos e na rua, muitas vezes próximo à residência daquela pessoa que o contratou. Por isso, a melhor opção sempre é o morador utilizar os serviços oficiais”.
Denúncias – A população também pode denunciar situações como estas, principalmente com fotos de possíveis veículos que possam ser utilizados para o transporte de materiais (imagens que possam, de alguma forma, identificar os responsáveis pela irregularidade) através do formulário online disponível no site www.ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br, ou pelo app “Ouvidoria Praia Grande”, disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store. As denúncias podem ser anônimas.
Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), dependendo da situação.
Serviços – Confira cronograma completo dos serviços de limpeza realizados em Praia Grande no site da prefeitura, clicando no banner “Carta de Serviços” (http://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/).