Praia Grande apresenta projeto em congresso ibero-americano

Curso de Educação Ambiental trabalha meio ambiente, auto-estima e respeito

Por Ana Flávia Scarelli | 3/4/2006

Praia Grande estará presente no 5º Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, 5 a 8 de abril, em Joinville, Santa Catarina. Com o tema “A contribuição da educação ambiental para a sustentabilidade planetária”, o evento, promovido pelos ministérios de Meio Ambiente e Educação, reunirá representantes de governos ibero-americanos, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais, empresários, sindicalistas, comunidade acadêmica, educadores, professores e estudantes.

A Cidade, representada pela bióloga e coordenadora de Educação Ambiental, Glória Bruno, garantiu sua participação com o Curso Anual de Educação Ambiental, realizado com 240 adolescentes das Escolas Municipais de Período Integral (EPI).

Além de estimular a percepção das relações entre os seres vivos e o meio ambiente e destacar como as ações humanas interferem na qualidade ambiental, o curso engloba a auto-estima, o respeito e o afeto.

“O crescimento da população e sua concentração aumentam a degradação do ambiente urbano, o que afeta nossa qualidade de vida. Isso, somado ao elevado número de depredações de patrimônios, jardins e áreas verdes, e à rotina de violência, onde as relações humanas parecem não ter valor, nos levou a desenvolver o curso”, disse Glória Bruno.

A coordenadora explicou que a maioria dos alunos pertence a famílias de baixo poder aquisitivo, carentes de valores como preservação ambiental, amor ao próximo, auto-estima, valorização da escola e família, o que refletia diretamente no relacionamento deles consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente. “Acreditamos no papel fundamental da educação para as mudanças da sociedade”.

Curso – As aulas ocorrem semanalmente na sede da Coordenadoria de Educação Ambiental, no Portinho, área próxima a um braço de mar, que conta com extenso manguezal. Na casa de madeira, de 200 m2, estão sala de aula, sala de exposição e atelier de artes, além de biblioteca e videoteca especializadas.

Nas aulas teóricas, os alunos têm vídeos, músicas, painéis interativos, maquetes, animais taxidermizados, plantas herborizadas, esqueletos, insetários e aquário marinho como recursos pedagógicos. As aulas práticas incluem jogos, dinâmicas, rodas de leitura, estudos do meio, manejo de horta, e oficinas de artesanato.

Além da área de manguezal, os estudantes estudam outros ambientes, como praia, Mata Atlântica, fontes de captação de água, indústrias, lixões, jardins botânicos e hortos, para conhecer, compreender os princípios de organização e dinâmica dos ecossistemas naturais e construídos, e verificar as intervenções que o homem faz na natureza e seus impactos.

A coordenadoria dispõe ainda de horta orgânica, construída para incentivar a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos e promover hábitos alimentares saudáveis. “Além da preservação, trabalhamos a cooperação, união e paciência”, acrescentou Glória.

As oficinas artesanais buscam incentivar a prática da coleta seletiva de lixo e valorizar a reutilização e a reciclagem de embalagens, mostrando que o hábito leva à economia de recursos naturais e diminuição do volume de lixo nos aterros sanitários.

“Percebemos a mudança do olhar destes alunos para com o meio ambiente e para com o futuro. Temos certeza de que são multiplicadores do que aprendem aqui, pois têm compromisso com a vida”, finalizou a bióloga.

A Coordenadoria de Educação Ambiental está ligada à Secretaria de Educação e além de trabalhar com toda a rede de ensino municipal, também atende visitas agendadas. Sua sede fica na Rua Paulo Sérgio Garcia, s/nº, próximo ao Portal de entrada da Cidade. Informações pelo telefone 3473-8952.

O trabalho apresentado no congresso tem autoria de Glória Bruno, Cláudio Teixeira de Carvalho, Cristiane Evaristo do Nascimento, Eliana dos Santos Isidoro, Liliane Palaia Canizares, Vandilma Silva Galindo e Vera Lucia Giacomett Nunes. Visite o site www.5iberoea.org.br.