Comitiva de Bertioga visita central de monitoramento de Praia Grande

Secretária de segurança elogiou a integração que compõe o sistema

18/6/2021

Representantes da Secretaria de Segurança de Bertioga estiveram nesta sexta-feira (18) no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande para conhecer um pouco do sistema que se tornou referência na região e até no País quando o assunto é tecnologia aliada à Segurança Pública. O objetivo é buscar informações para implantar um sistema semelhante na Cidade.

Graças a uma extensa rede de fibra ótica, a Cidade conta com mais de 2.800 câmeras de monitoramento integradas ao Cicoe, agilizando os atendimentos das forças de segurança, como a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar e auxiliando as investigações da Polícia Civil. Essa integração também é feita com as equipes de Trânsito.

Além da secretária de Segurança e Cidadania, Thalita Walperes Figueiredo, estiveram presentes também o comandante da Guarda Civil Municipal, Renildo Antunes de Souza; o corregedor da GCM, Alex dos Santos; o sub-comandante, Marcos Freitas dos Santos; o coordenador operacional, Márcio Augusto Rocha; e o diretor de Trânsito, Mário Marques, que puderam acompanhar o funcionamento do Cicoe e saber mais sobre os softwares disponíveis na Cidade.

Entre eles, o de reconhecimento de placas de veículos, utilizado no chamado “cerco eletrônico” e responsável pela redução de mais de 60% nos índices de roubos e furtos de veículos em Praia Grande. “Atualmente, nós contamos com uma central mais voltada ao Trânsito e queremos ampliar e integrar com outras áreas como a segurança, a exemplo do que acontece em Praia Grande. Fiquei muito bem impressionada e não é para menos que a Cidade é referência nessa área”, explicou a secretária.

A visita foi acompanhada pelo inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos; e pelo diretor do Departamento de Integração da Informação, Sandro Rogério Pardini, que destacaram ainda a implantação do aplicativo para registro e acompanhamento de ocorrências. “O controle da informação é nosso maior objetivo. Mais do que ter câmeras e tecnologia agregada, é importante integrar as informações e facilitar o acesso a elas”, observou o inspetor-chefe.

Atualmente com 2.900 câmeras de monitoramento espalhadas por diversos pontos, a Cidade deverá contar com pelo menos mais 2 mil equipamentos nos próximos três anos.