Escolas municipais retomam com aulas presenciais após cinco meses

Turmas contam com até 35% da capacidade de alunos por sala

4/8/2021

Após o segundo fechamento das escolas, em março deste ano, por conta da necessidade do distanciamento social, as unidades da rede municipal de ensino voltaram a funcionar. Desde segunda-feira (2), a Secretaria de Educação (Seduc) coloca em prática o Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Neste primeiro momento, as salas contam com até 35% da capacidade das turmas e as crianças frequentam uma vez por semana.

Ao todo, mais de 53 mil alunos têm a possibilidade de retomar as aulas nos 77 prédios municipais. O retorno ocorre de forma escalonada, as turmas foram divididas em 3 grupos. Cada grupo comparece à unidade uma vez por semana. Com isso, a Secretaria de Educação deu início ao sistema de ensino híbrido que mescla atividades presenciais com remotas para fazerem nos demais dias que não forem para a escola.

Até dia 16 de agosto, cada turma terá 35% do total de estudantes em sala de aula por dia. A exceção fica para os atendidos pelas EMs Anahy Navarro Trovão e Sérgio Vieira de Mello, que terão esse número reduzido para 25%. Voltaram às atividades presenciais alunos matriculados nas turmas de Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As escolas seguem todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contam com tapete higiênico, álcool gel, realizam aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1 metro entre estudantes em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares receberam máscaras face shield à disposição. Os recreios não têm mais o sistema self-service, os alimentos são colocados diretamente nos pratos e servidos aos alunos.

Neste primeiro momento, participam desta retomada, as turmas cujo os docentes e educadores de apoio já completaram com todo o processo de imunização. Ou seja, tomaram a dose única ou segunda dose da vacina e que cumpriram com os 14 dias (para servidores sem comorbidades) após receber a aplicação do antídoto. Funcionários pertencentes aos grupos de risco retornam 28 dias posterior a tomar a vacina.

Os professores que não retornaram às aulas presenciais nas escolas mantêm com atendimento aos alunos ainda de forma remota. Sendo assim, os estudantes também continuam a acompanhar as atividades de casa, como ocorre atualmente. Uma vez que os docentes receberem a segunda dose e cumprirem o prazo de 14 ou 28 dias desta data para fechar o ciclo de imunização voltam à rotina escolar como os demais.

Processos - Para dar continuidade ao aprendizado dos alunos, com a retomada das atividades dentro das escolas, a Secretaria de Educação passa a adotar o sistema híbrido de ensino. Nesta fase, os estudantes assistem às aulas presenciais uma vez por semana e nos demais dias continuam a acompanhar os exercícios propostos pelos professores de forma remota como já ocorre atualmente. Pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros podem optar para manter os alunos acompanhando às atividades remotas e/ou impressas.

Além da quantidade de alunos por turmas, a Seduc promove também adaptações nos horários de atendimento. Para dar um intervalo entre um período e outro, para que as salas possam ser higienizadas, as aulas passam de 4 para 3 horas por dia. Também pela necessidade de limpeza e organização, as creches atenderão apenas em período semi-integral, com carga reduzida para 5 horas diárias, ficando suspenso o integral.