60 vagas de curso de capacitação estão disponíveis em Praia Grande

Cursos são gratuitos e fazem parte do Programa Via Rápida

Por Aline Mota | 4/2/2022

A Secretaria de Assuntos Institucionais de Praia Grande (SEAI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, acaba de liberar 60 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional direcionados para jovens e adultos desempregados, a partir de 16 anos, que serão ministrados remotamente, ou seja, aulas online, ao vivo e com professor e fazem parte do programa Via Rápida, do Governo do Estado.

As vagas serão distribuídas em três diferentes cursos, sendo 20 vagas para o curso de operador de caixa, 20 vagas para o curso de operador de telemarketing e 20 vagas para o curso de montagem e manutenção de computadores, lembrando que as aulas serão online.

O responsável pela SEAI, Itamar Marciano, explica como as inscrições podem ser realizadas e a previsão de início das aulas. “Todos os três cursos serão online, a inscrições já estão liberadas e seguem abertas até o dia 18 de fevereiro e a previsão de início das aulas é para o dia 8 de março. Os interessados já podem fazer a pré-inscrição através do site da Prefeitura na aba ‘Qualifica PG’ (https://linkr.bio/cursosqualificapg). Importante destacar que após a inscrição, haverá convocação dos candidatos para formação das turmas, e o contato será realizado pela própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico Estadual”.

Além da certificação, o aluno que concluir o curso com no mínimo 75% de presença receberá também uma bolsa auxilio no valor de R$ 210,00 (duzentos e dez reais), que será paga através do Bolsa do Povo.

Lembrando que só poderá receber a bolsa-auxílio estudantes maiores de 16 anos, alfabetizados, domiciliados no Estado de São Paulo, desempregados que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para esses cursos. O estudante será considerado apto a receber a bolsa-auxílio pelas informações prestadas na inscrição.

Vale destacar que o aluno não receberá a bolsa-auxílio caso esteja recebendo seguro-desemprego ou previdenciário, tenha menos de 75% de participação nas aulas, que seja beneficiário dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011, ou que tenha recebido 2 (dois) pagamentos no ano de referência.