Integrante da Feira de Artesanato de PG participa do 5º Conexidades

Zé do Doce, como é conhecido, é um dos mapeados das Rotas Gastronômicas do Estado

Por Bruno Biazotto | 3/6/2022

As delícias comercializadas por José Antônio Moreno Martins, o conhecido Zé do Doce, na Feira de Artesanato fixa do Bairro Caiçara, estarão expostas também no Guarujá, de 07 a 11 de junho. O doceiro foi convidado para participar do 5º Conexidades, evento que visa refletir sobre o futuro das cidades em diversos segmentos, pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, por ser um dos mapeados das Rotas Gastronômicas do governo estadual (região Costa da Mata Atlântica).

No stand ofertado, Zé do Doce poderá expor e comercializar seus produtos. De acordo com o comerciante, é a primeira vez que participará do Conexidades. “Costumo sempre levar meus produtos em feiras e eventos que participo há anos, como a Expoflora de Holambra (interior de São Paulo) e Fest Malhas de Jacutinga (Minas Gerais). Será uma experiência nova e interessante”, afirmou.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, o convite mostra a importância da participação em ações estaduais. “Sempre divulgamos e incentivamos que os nossos artistas participem dos programas e projetos do Estado. Nas Rotas Gastronômicas, por exemplo, realizamos o mapeamento e foi feita a inscrição do Zé do Doce, que ficou entre os mapeados. Agora ele está tendo a oportunidade de vender seus produtos no evento por causa dessa participação”, salienta o responsável da pasta.

Em Praia Grande, o doceiro já é tradicional nas Feiras: são 31 anos com sua licença expedida. “Lembro que faltavam duas semanas para o Carnaval quando consegui a licença para trabalhar. Trabalhamos todos os dias durante a temporada de verão, que só terminava ao final do Carnaval. Na semana seguinte, fui montar minha barraca e só tinha eu por lá (risos). Depois disso, tirei uma licença também para trabalhar nas feiras livres, o que era permitido na época, e continuei a venda dos meus produtos”.

Sua barraca na Feira de Artesanato do Bairro Caiçara, em Praia Grande é uma das mais concorridas. Segundo ele, são cerca de 30 quilos de doces vendidos por final de semana. Cocadas de todos os tipos e gostos que você pode imaginar estão no cardápio: preta, branca, leite condensado e até de jaca. Outras delícias como doces de amendoim, de abóbora e de leite fazem o público viciar nos quitutes vendidos. Perguntado se já enjoou de comer os próprios produtos, ele é categórico: “Como muito mais do que deveria”, conta aos risos.

A cocada de jaca, um dos carros-chefes do Zé do Doce, foi tema também de uma oficina ministrada pelo doceiro na 5ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, ensinando os participantes a prepararem o doce.

O evento – Criado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), o Conexidades acontecerá no Casa Grande Hotel, Resort & Spa, no Guarujá, de 07 a 11 de junho de 2022. O evento discutirá o futuro das cidades em diversos segmentos, contando com a presença de representantes de empresas, entidades, fundações e órgãos de diversas instâncias. A programação completa está no https://www.conexidades.com.br/.