1ª base de canoa havaiana de Praia Grande lança documentário

Filme mostra expedição realizada até a Ilha da Queimada Grande

19/8/2022

Foto Indisponivel

Ana Gabriela Salu


A Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) será palco da apresentação do documentário “Honras - Expedição Ilha da Queimada Grande - Raia Sul Wa’a” nesta segunda-feira (22) às 18 horas. O feito foi realizado pela 1ª base de canoa havaiana de Praia Grande, a Raia Sul, e contou com 10 remadores e um barco de apoio com dois tripulantes. Os remadores percorreram um trecho de 60 km até a Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras.

O sócio-proprietário da base, Eduardo Henrique Dias, explicou que, devido à pandemia, a expedição foi adiada e só foi possível realizá-la agora. Também contou que o objetivo da escola é fomentar a consideração pelos valores da cultura polinésia que são o respeito e trabalho em equipe, por conta disso percorrer um grande tarjeto a remo era importante já que os polinésios eram especialistas em grande travessias e seria uma experiência marcante para os alunos.

A Ilha da Queimada Grande ou Ilha das Cobras foi escolhida pela complexidade de navegação e também porque está entre os 10 lugares mais perigosos do Mundo para se visitar. Para garantir a segurança de todos, a expedição foi planejada por quase um ano.

Eduardo comentou sobre a travessia até a ilha. “Minha experiência foi melhor do que esperava. A região é complexa para se navegar, mas é fantástica. Planejamos com carinho e deu tudo certo. Quando estávamos chegando na ilha sentimos uma alegria muito grande que contagiou a equipe toda”.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude fomentar a prática desse tipo de esporte é fundamental. “Um esporte que tem como base a união e o respeito entre as pessoas deve ser incentivado sempre, por isso estamos dando esse apoio para a exibição desse documentário que significa uma grande conquista para os alunos da primeira base de canoa havaiana da Cidade”.

A exibição do filme será restrita a convidados.