Praia Grande vacina contra a pólio, covid-19, meningite e outras doenças neste sábado (19)

Cemas funcionará das 9 às 15 horas

Por Aline Gomes | 18/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Praia Grande continua intensificando a vacinação contra diversas doenças também nos finais de semana e feriados. Neste sábado (19), o Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) estará aberto das 9 às 15 horas para vacinar os munícipes. Serão oferecidos os imunizantes contra a poliomielite, covid-19, gripe, meningite e HPV, além das demais vacinas de rotina do calendário anual de vacinação e que são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 30 de novembro. A vacinação contra a pólio tem como público-alvo crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade. Já a Campanha de Multivacinação (atualização da carteira de vacinação) atende crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. O responsável deverá levar a criança ou adolescente com um documento da criança e a caderneta de vacinação em mãos.

“É extremamente importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinar. A vacinação mantém o controle e previne diversas doenças. Todas as vacinas de rotina estão disponíveis na Rede durante todo o ano e a campanha é uma oportunidade de checar se falta alguma vacina para determinada criança/adolescente ou se necessita de reforço”, explica Thalissa Pontes, enfermeira da imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

Meningite – Praia Grande também está aplicando a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos. Essa medida é temporária e vale até junho de 2023, conforme orientação do Ministério da Saúde. A vacina já é disponibilizada para quem tem 11 e 12 anos. Já a vacina meningocócica C, que até então era indicada a crianças até 5 anos, foi ampliada a quem tem até 10 anos (que ainda não se vacinou) e trabalhadores da saúde. Essa medida vale até fevereiro de 2023.

HPV – A vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) também foi ampliada. Meninos de 9 e 10 anos de idade estão aptos a receber o imunizante. Até então, a vacina era restrita a meninos de 11 a 14 anos e a meninas de 9 a 14 anos.

Gripe – A vacinação contra a gripe permanece disponível aos munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será oferecido enquanto durarem os estoques.

Covid-19 – A vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades começa neste sábado (19) no Cemas. Para a vacinação deste público, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

- Documento de identidade do responsável;
- Comprovante de residência em nome do responsável;
- Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
- Caderneta de vacinação da criança;
- Cartão do SUS ou CPF da criança;
- Documento que comprove a comorbidade;
- Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Doenças Cardiovasculares, sendo: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados. Além de: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose Hepática, HIV.

A partir de segunda-feira (21), a vacina contra a covid-19 para este público estará disponível, das 9 às 16 horas, em cinco Usafas: Boqueirão, Melvi, Noêmia, Santa Marina e Vila Sônia. A vacina disponível para as crianças de 6 meses a 2 anos é da Pfizer e o esquema vacinal completo é composto por três doses. O intervalo entre as duas primeiras é de quatro semanas. Já o intervalo entre a segunda e a terceira dose é de oito semanas.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 pode ser administrada de maneira simultânea com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 6 meses de idade, não sendo necessário intervalo mínimo entre os imunizantes.

Os demais públicos podem seguir buscando as vacinas contra a covid-19 nas 30 Usafas, de segunda a sexta-feira, e no Cemas aos sábados e feriados. O Município segue aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas acima de 18 anos. Já a terceira dose está disponível para pessoas acima de 12 anos de idade. Maiores de 3 anos que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante ou não completaram o esquema vacinal também podem buscar a vacina em uma unidade mais próxima de sua casa.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

Usafas – De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) continuam realizando normalmente as vacinações de rotina, poliomielite, covid-19, gripe, meningite e HPV.