Atletas de PG vencem prova de pedestrianismo

Evento, em Boracéia, teve 250 competidores

Por Pedro Sbravatti | 8/8/2006

Foto Indisponivel

Os atletas Pedro Martins dos Santos, Luiz Fabio Omena e Joana Darc Dias Silva venceram a prova Beach Cross Runing, realizada na praia de Boracéia, em São Sebastião. Os três compõem a equipe da Entidade Profissional Atlética e Social (Epas) que desenvolve trabalho de revelar atletas em Praia Grande. O evento contou com a participação de 250 competidores de todo Estado e fez parte do calendário de provas da Federação Paulista.

“Já esperávamos por esses resultados porque todos estão assimilando os treinamentos propostos”, declarou a técnica da equipe, Maria Lucia de Jesus Silva. “Essas disputas em municípios distantes funcionam como estímulo extra para que os atletas possam melhorar ainda mais.”

Os corredores que subiram no lugar mais alto do pódio venceram suas categorias com folga. Os três dominaram o percurso proposto do início ao final, sem dar chance alguma para os adversários. “As provas tiveram alto nível técnico, o que mostra a qualidade dos atletas de Praia Grande. Agora, vamos atrás de novas conquistas”, disse a treinadora com largo sorriso de satisfação pelas medalhas obtidas.

Apesar dos troféus e pódios alcançados, Maria Lúcia destaca que o principal foco é a proposta social do Epas. “Através da prática esportiva, a entidade busca a formação de cidadãos. Nosso grupo conta com crianças a partir dos sete anos e pessoas com mais de 50. A intenção é melhorar a qualidade de vida.”

Epas – No próximo dia 20, o Epas completa 16 anos de fundação. Criado dentro da Guarda Municipal em 1990, tem sua sede na Rua Estácio de Sá, 231, sala 5, Bairro Aviação. Os interessados em participar do projeto devem se dirigir ao local.

Os corredores treinam na praia do Forte dois dias por semana e em dois períodos. As segundas e quintas-feiras, das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas. Uma vez por mês, ocorre treinamento coletivo no final de semana. Neste encontro mensal, os atletas também realizam avaliação pessoal dos atos perante o grupo. O trabalho visa melhorar o relacionamento entre todos os participantes da equipe.

Apoio – A entidade recebe apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel). Também são parceiros a Osan, os supermercados Figueroa e Xixova e a Litogás.