Fals promove V Jornada Cultural

Prefeitura é parceira da instituição na concessão de bolsas de estudo. Atualmente, 450 universitários contam com o benefício

Por Ana Flávia Scarelli | 23/8/2006

Foto Indisponivel

A Faculdade do Litoral Sul Paulista (Fals), de Praia Grande, promove de 28 de agosto a 1º de setembro sua V Jornada Cultural. Durante a semana, profissionais das áreas de Administração, Turismo e Sistema de Informação, os três cursos de graduação da faculdade, apresentam seminários, palestras e workshops abertos a universitários e visitantes.

Este ano, pelo número de atividades, cada curso fará suas atividades em lugares distintos. Alunos do curso de Administração participam de seminários na Casa de Portugal, na Avenida Paris, s/n, no Bairro Boqueirão. Sistema de Informação, no auditório Jornalista Roberto Marinho, Rua Jorge Borges Neto, 50, Mirim, ao lado da Prefeitura; e Turismo, na Colônia de Férias dos Comerciários, na esquina das avenidas dos Sindicatos e Castelo Branco, Mirim.

O diretor da Fals, Paulo Vila Verde explicou que a Jornada Cultural é sempre aguardada pelos professores e acadêmicos. “Por serem apresentadas por profissionais de renome e representantes de empresas ligadas especificamente a cada curso, as atividades propiciam o recebimento de informações das novas tendências do mercado de trabalho.”

Abertura – A solenidade de abertura ocorre segunda-feira (28), na Casa de Portugal e será direcionada a todos os cursos. O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão e o economista Roberto Macedo falam sobre “Economia Brasileira e Perspectiva do Mercado de Trabalho”, às 19 horas.

Confira a seguir a programação. Todas as atividades começam às 19 horas.

Terça-feira (29). Administração: “Responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade”, proferida por Victor Hugo, assessor do Banco Real em São Paulo. Turismo: “Turismo nos Festivais Internacionais do Folclore”, pela professora Helena Lourenço, presidente da Abrasoffa, e “A participação da Delegacia do Porto no Processo de Desenvolvimento do Turismo Regional”, por Paulo Felipe, delegado da Delegacia do Porto de Santos. Sistema de Informação: “Inteligência Artificial”, por Ricardo Fukuda Marques e "Business Intelligence” por Danilo Mozelli Dumont.

Quarta-feira (30). Administração: “Elemento de Governança Corporativa e da Gestão de Risco”, com o superintendente de Auditoria do Sistema Usiminas/Cosipa, Welington Soares, junto com o auditor de Sistema da Usiminas/Cosipa, José Silvino Câmara. Turismo: o turismólogo Maurício Campina, da empresa Caminhos da Terra, falará sobre “Turismo de Aventura” e a jornalista, da TV Tribuna, afiliada Rede Globo, Rosana Valle, fará palestra sobre seu programa Rota do Sol. Sistema de Informação: Fernando Barbosa Lima fala sobre “UML - Unisied Modeling Language” (Modelando a Língua Unisied). E Leandro Nunes de Castro Silva sobre “A Computação no Novo Milênio”.

Quinta-feira (31). Administração: “Gestão da Cadeia Interna de Suprimentos: Um Desafio Logístico”, por Sérgio Luiz Bruno, superintendente de Planejamento e Controle da Produção da Cosipa e Armando Fernandes, gerente do Planejamento e Controle da Produção da mesma empresa. Turismo: Diego Brígido, diretor do Santos e Região & Visitors Bureau, fala sobre a atuação deste órgão; “Turismo Sexual”, pela doutoranda da USP, Maria Marta Jeukens; “Turismo em Cruzeiros Marítimos”, por Selma Cabral, e “Turismo Regional”, pela delegada Regional de Turismo, Maria Marta Ortale. Sistema de Informação: Ricardo Kiyoshi fala sobre "Ataques e Segurança em Aplicações WEB" e Paulo Roberto Schröeder de Souza, sobre “Sistemas direcionados para EAD via Internet”.

Sexta-feira (1º). Sistema de Informação: “Máfia Eletrônica: Fraudes Financeiras do Século XXI”, por Denny Roger e “Conhecendo soluções para Dispositivos Móveis”, por Adriano Borges Bertucci.

A Coordenadoria de Sistema de Informação programou ainda um minicurso para sábado (2), das 8h30 às 13 horas, com o tema “Discutindo Educação à Distância”. O curso será ministrado pelo professor Paulo Roberto Schröeder de Souza, coordenador do Pólo Abed (Associação Brasileira de Educação à Distância/Santos).

Apenas para o minicurso, alunos da Fals, Fatec Praia Grande e Fatec Santos e professores em geral pagam R$ 10,00. Outros interessados, R$ 20,00. O preço inclui material, coffee break e certificado de participação.

Para as palestras, a entrada é gratuita. Basta se inscrever na Fals, Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 836, no Bairro Boqueirão. Outras informações pelo telefone 3491-1413.

Parceria – Desde 2004, através de contrato celebrado com a Fals, a Prefeitura concede, a cada ano, 150 bolsas de estudos para aqueles que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas de Praia Grande. As bolsas são divididas em 50 para cada um dos três cursos oferecidos: bacharelado em Administração (com habilitação em Administração de Empresas, Marketing e Gestão de Negócios Internacionais); em Turismo; e em Sistemas de Informação. Em cinco anos, porém, o número de bolsas concedidas pela Prefeitura deve chegar a mil e, futuramente, dois novos cursos serão oferecidos. Atualmente, 450 universitários já contam com o benefício.

A prestação de serviços comunitários por parte dos beneficiários é outra condição para obter a bolsa. Ao final de cada curso, eles fazem estágio nas suas respectivas áreas, na Prefeitura. Para ceder as vagas para a Prefeitura, a faculdade recebeu o direito de utilizar prédio municipal, onde agora está a sede do estabelecimento de ensino.

As bolsas abrangem 100% do valor das mensalidades, cabendo aos candidatos arcar apenas com as taxas de inscrição no processo seletivo e de matrícula.

Desconto – A Fals oferece ainda 40% de desconto nas mensalidades para funcionários públicos municipais de Praia Grande. Também, por meio de convênio, todos os contribuintes de Praia Grande têm direito a desconto de 20% nas mensalidades.