Pelo segundo ano, Eliane Zompero conquista 1º lugar no Troféu Prêmio Professor
Solenidade de premiação ocorreu na terça-feira (14), no Auditório Roberto Marinho
Por Daniel Elias | 16/11/2023

Pelo segundo ano consecutivo, a professora Eliane Zompero Nunes conquistou o primeiro lugar do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. A docente concorreu com o projeto “Impacto da Arte na Vida Escolar do Aluno Surdo”, desenvolvido na EM São Francisco de Assis (Bairro Boqueirão). A entrega da premiação ocorreu na terça-feira (14), em solenidade realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho.
O Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso chegou na sua oitava edição em 2023. Essa foi a primeira vez que um concorrente conquista o lugar mais alto do pódio dois anos seguidos. Eliane Zompero recebeu a premiação das mãos da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e do diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, José Amaro de Mendonça Junior.
Ao desenvolver o projeto vencedor, a professora teve como objetivo principal fazer com que os alunos compreendessem a importância da Libras para a inserção do surdo na sociedade. Para isso, a docente propôs iniciativas que ampliassem conhecimentos da língua de sinais, a fim de fortalecer a construção da identidade e autonomia do indivíduo. A temática foi trabalhada por meio de jogos, da imaginação e da criatividade.
Para Eliane Zompero receber o Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso pelo segundo ano consecutivo fortalece o objetivo de compartilhar com os colegas um trabalho que transcende a sala de aula. “Sou professora de Libras. O projeto deste ano foi trabalhado com base em uma aluna surda. Descobri que ela tem dom para arte. Desta vez, quis mostrar que em Praia Grande há um trabalho de excelência voltado para Libras”.
Dando continuidade ao pódio, o segundo lugar ficou para a professora Eloah Keith do Nascimento Amaral. Ela conquistou a premiação com o projeto “Alfabetização com o Método das Onomatopeias”, desenvolvido na EM Antônio Rubens da Costa Lara. “São 19 anos de profissão. Só em 2022, passei a compartilhar minhas práticas, pois tinha receio de mostrar. Então, esse prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, enfatizou.
Fechando na terceira colocação, ficou a professora Viviane Carvalho Lima que concorreu ao Troféu Prêmio Professor com o projeto “A Capoeira como Linguagem Cultural na Educação Infantil”. A docente realizou a proposta pedagógica com alunos da EM Roberto Francisco dos Santos. “A premiação ganha um significado mais especial pois o projeto fala da nossa história, da nossa cultura, que é a capoeira. Por isso, é uma honra esse prêmio”.
Trocas – Responsável pela realização do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso, o diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, José Amaro de Mendonça Junior, destacou a importância do evento. “O Prêmio Professor permite que os trabalhos que deram resultados significativos em sala de aula sejam compartilhados com os demais colegas. É fundamental essa troca, pois os professores veem na prática ações e permite a troca de experiência”, enalteceu.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, parabenizou a participação dos docentes premiados pela 8ª edição do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. “Esse momento dá visibilidade a uma ação que começou em sala de aula. Que conquistou resultados positivos e hoje se destaca perante os demais. O que a Secretaria faz ao entregar esse prêmio é reconhecer o empenho e dedicação de cada um. Eu agradeço a cada um por fazerem a diferença na vida de seus alunos”, parabenizou.
Confira abaixo a lista com os dez primeiros colocados que tiveram os trabalhos transformados em artigo e garantiram a promoção no Plano de Carreira do Magistério:
1º Colocado – Eliane Zompero Nunes
EM São Francisco de Assis
Projeto – “O Impacto da Arte na Vida Escolar do Surdo”
2º Colocado – Eloah Keith do Nascimento Amaral
EM Antônio Rubens da Costa Lara
Projeto – “Alfabetização com o Método das Onomatopeias”
3º Colocado – Viviane Carvalho Lima
EM Roberto Francisco dos Santos
Projeto – “A Capoeira como Linguagem Cultural na Educação Infantil”
4º Colocado – Ana Carolina Santini Macêdo
EM João Gonçalves
Projeto – “Alimentação Saudável”
5º Colocado – Márcio Ely Dutra
EM Lions Clube Ocian
Projeto – “Descobrindo Estrelas: Expressão Corporal e Musicalidade a Partir de Coreografia”
6º Colocado – Veronica Stefani Lima do Nascimento
EM Professor Fued Temer
Projeto – “Alfacontando: Alfabetização a partir da Contação de Histórias”
7º Colocado – Nara Cristina dos Santos Dias Jacinto
EM Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo
Projeto – “A Gamificação como Forma de Protagonismo na Criação de Rotina de Estudos”
8º Colocado – Natalia Barros Pereira
EM José Padin Mouta
Projeto – “O Carteiro Chegou!”
9º Colocado – Vanubia Nunes dos Santos
EM Professora Maria de Lourdes Santos
Projeto – “Instrumentos Náuticos”
10º Colocado – Rodrigo Dias Pouza
EM João Gonçalves - Complementação Educacional
Projeto – “A Gamificação como Ferramenta Pedagógica no Processo de Alfabetização”.
O Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso chegou na sua oitava edição em 2023. Essa foi a primeira vez que um concorrente conquista o lugar mais alto do pódio dois anos seguidos. Eliane Zompero recebeu a premiação das mãos da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e do diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, José Amaro de Mendonça Junior.
Ao desenvolver o projeto vencedor, a professora teve como objetivo principal fazer com que os alunos compreendessem a importância da Libras para a inserção do surdo na sociedade. Para isso, a docente propôs iniciativas que ampliassem conhecimentos da língua de sinais, a fim de fortalecer a construção da identidade e autonomia do indivíduo. A temática foi trabalhada por meio de jogos, da imaginação e da criatividade.
Para Eliane Zompero receber o Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso pelo segundo ano consecutivo fortalece o objetivo de compartilhar com os colegas um trabalho que transcende a sala de aula. “Sou professora de Libras. O projeto deste ano foi trabalhado com base em uma aluna surda. Descobri que ela tem dom para arte. Desta vez, quis mostrar que em Praia Grande há um trabalho de excelência voltado para Libras”.
Dando continuidade ao pódio, o segundo lugar ficou para a professora Eloah Keith do Nascimento Amaral. Ela conquistou a premiação com o projeto “Alfabetização com o Método das Onomatopeias”, desenvolvido na EM Antônio Rubens da Costa Lara. “São 19 anos de profissão. Só em 2022, passei a compartilhar minhas práticas, pois tinha receio de mostrar. Então, esse prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, enfatizou.
Fechando na terceira colocação, ficou a professora Viviane Carvalho Lima que concorreu ao Troféu Prêmio Professor com o projeto “A Capoeira como Linguagem Cultural na Educação Infantil”. A docente realizou a proposta pedagógica com alunos da EM Roberto Francisco dos Santos. “A premiação ganha um significado mais especial pois o projeto fala da nossa história, da nossa cultura, que é a capoeira. Por isso, é uma honra esse prêmio”.
Trocas – Responsável pela realização do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso, o diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, José Amaro de Mendonça Junior, destacou a importância do evento. “O Prêmio Professor permite que os trabalhos que deram resultados significativos em sala de aula sejam compartilhados com os demais colegas. É fundamental essa troca, pois os professores veem na prática ações e permite a troca de experiência”, enalteceu.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, parabenizou a participação dos docentes premiados pela 8ª edição do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. “Esse momento dá visibilidade a uma ação que começou em sala de aula. Que conquistou resultados positivos e hoje se destaca perante os demais. O que a Secretaria faz ao entregar esse prêmio é reconhecer o empenho e dedicação de cada um. Eu agradeço a cada um por fazerem a diferença na vida de seus alunos”, parabenizou.
Confira abaixo a lista com os dez primeiros colocados que tiveram os trabalhos transformados em artigo e garantiram a promoção no Plano de Carreira do Magistério:
1º Colocado – Eliane Zompero Nunes
EM São Francisco de Assis
Projeto – “O Impacto da Arte na Vida Escolar do Surdo”
2º Colocado – Eloah Keith do Nascimento Amaral
EM Antônio Rubens da Costa Lara
Projeto – “Alfabetização com o Método das Onomatopeias”
3º Colocado – Viviane Carvalho Lima
EM Roberto Francisco dos Santos
Projeto – “A Capoeira como Linguagem Cultural na Educação Infantil”
4º Colocado – Ana Carolina Santini Macêdo
EM João Gonçalves
Projeto – “Alimentação Saudável”
5º Colocado – Márcio Ely Dutra
EM Lions Clube Ocian
Projeto – “Descobrindo Estrelas: Expressão Corporal e Musicalidade a Partir de Coreografia”
6º Colocado – Veronica Stefani Lima do Nascimento
EM Professor Fued Temer
Projeto – “Alfacontando: Alfabetização a partir da Contação de Histórias”
7º Colocado – Nara Cristina dos Santos Dias Jacinto
EM Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo
Projeto – “A Gamificação como Forma de Protagonismo na Criação de Rotina de Estudos”
8º Colocado – Natalia Barros Pereira
EM José Padin Mouta
Projeto – “O Carteiro Chegou!”
9º Colocado – Vanubia Nunes dos Santos
EM Professora Maria de Lourdes Santos
Projeto – “Instrumentos Náuticos”
10º Colocado – Rodrigo Dias Pouza
EM João Gonçalves - Complementação Educacional
Projeto – “A Gamificação como Ferramenta Pedagógica no Processo de Alfabetização”.