Balanço 2023: Assistência Social prioriza humanização nos atendimentos
Ao longo de todo o ano serviços buscaram dar mais dignidade a quem precisou
Por Luciano Agemiro | 18/12/2023

A Secretaria de Assistência Social (Seas) continua oferecendo atividades e oportunidade nas dezenas de unidades instaladas no Município. Serviços voltados à valorização das pessoas mais vulneráveis, econômica e socialmente, cujo objetivo é levar a elas o protagonismo de suas trajetórias. Foram milhares de pessoas impactadas ao longo de todo o ano.
As unidades ofereceram atividades focadas no bem-estar, autoestima, capacitação e diversão dos frequentadores. O Programa Conviver, que completou 30 anos em 2023, atendeu a 3.651 pessoas com idade superior a 50 anos, e diversas atividades, entre elas ginástica, caminhada e alongamento. Os Centros-Dia (Creche do Idoso), receberam 91 pessoas.
Juntas, as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) atenderam 5.530 pessoas em atividades artísticas, esportivas e cursos de capacitação ou geração de renda.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) atendeu a 781 adultos e 219 crianças e adolescentes. A unidade concentra diversos serviços voltados a garantia de direitos das famílias.
No Centro de Referência da Assistência Social (Cras), considerada a porta de entrada do serviço social, 4.816 famílias receberam atendimento. Com isso, o serviço registra atualmente o total de 56.056 famílias referenciadas.
Os moradores em situação de rua continuaram recebendo atenção especial da Assistência Social. O Serviço de Abordagem, aquela equipe que percorre as ruas oferecendo ajuda, conversou com 502 pessoas de janeiro a novembro. Muitas delas, vale ressaltar, mais de uma vez.
No Centro Pop, que dá acesso a diversos serviços como retirada de documentos, retorno à família ou encaminhamento para o setor de Saúde, foram 1.286 pessoas atendidas de janeiro a novembro. No mesmo período, o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, atendeu 1.036 pessoas diferentes, a maioria passou pelo atendimento diversas vezes. O serviço funciona no período da noite, oferecendo higiene pessoal, alimentação e local para dormir.
A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, acolheu 116 pessoas que buscaram oportunidade de morar provisoriamente no local enquanto buscam se reestabelecer.
Entre os mais vulneráveis, o acolhimento infantil atendeu 198 crianças e adolescentes, a residência inclusiva dá respaldo a 8 pessoas com deficiência em situação de abandono, e o Lar São Francisco de Assis, onde moram os idosos que não têm família, atendeu 81 pessoas ao longo do ano. Lá os idosos são acompanhados dia a noite, as rotinas médicas e alimentarem são seguidas à risca e ainda podem receber visitas para alegra o dia a dia.
O secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, destaca que o trabalho do município é referência na região e também para no Estado. “No ano em que o Programa Conviver festejou 30 anos de existência, nossa Cidade festeja também o reconhecimento de nossas políticas públicas voltadas aos idosos. Mas não só isso. Praia Grande dá oportunidade a todos que precisam e queremos continuar com essa excelência no atendimento social”.
Bom Prato – Outro importante serviço implantado na Cidade em 2022, em parceria com o Estado, foi a instalação do Bom Prato Móvel, no Bairro Ribeirópolis. Diariamente o serviço fornece 300 refeições para a população local.
Já na unidade fixa, no Bairro Ocian, onde diariamente são fornecidos 300 cafés da manhã e 1.500 almoços, desde a inauguração, no mês de julho, a unidade já ofereceu mais de 500 mil refeições.
As unidades ofereceram atividades focadas no bem-estar, autoestima, capacitação e diversão dos frequentadores. O Programa Conviver, que completou 30 anos em 2023, atendeu a 3.651 pessoas com idade superior a 50 anos, e diversas atividades, entre elas ginástica, caminhada e alongamento. Os Centros-Dia (Creche do Idoso), receberam 91 pessoas.
Juntas, as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) atenderam 5.530 pessoas em atividades artísticas, esportivas e cursos de capacitação ou geração de renda.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) atendeu a 781 adultos e 219 crianças e adolescentes. A unidade concentra diversos serviços voltados a garantia de direitos das famílias.
No Centro de Referência da Assistência Social (Cras), considerada a porta de entrada do serviço social, 4.816 famílias receberam atendimento. Com isso, o serviço registra atualmente o total de 56.056 famílias referenciadas.
Os moradores em situação de rua continuaram recebendo atenção especial da Assistência Social. O Serviço de Abordagem, aquela equipe que percorre as ruas oferecendo ajuda, conversou com 502 pessoas de janeiro a novembro. Muitas delas, vale ressaltar, mais de uma vez.
No Centro Pop, que dá acesso a diversos serviços como retirada de documentos, retorno à família ou encaminhamento para o setor de Saúde, foram 1.286 pessoas atendidas de janeiro a novembro. No mesmo período, o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, atendeu 1.036 pessoas diferentes, a maioria passou pelo atendimento diversas vezes. O serviço funciona no período da noite, oferecendo higiene pessoal, alimentação e local para dormir.
A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, acolheu 116 pessoas que buscaram oportunidade de morar provisoriamente no local enquanto buscam se reestabelecer.
Entre os mais vulneráveis, o acolhimento infantil atendeu 198 crianças e adolescentes, a residência inclusiva dá respaldo a 8 pessoas com deficiência em situação de abandono, e o Lar São Francisco de Assis, onde moram os idosos que não têm família, atendeu 81 pessoas ao longo do ano. Lá os idosos são acompanhados dia a noite, as rotinas médicas e alimentarem são seguidas à risca e ainda podem receber visitas para alegra o dia a dia.
O secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, destaca que o trabalho do município é referência na região e também para no Estado. “No ano em que o Programa Conviver festejou 30 anos de existência, nossa Cidade festeja também o reconhecimento de nossas políticas públicas voltadas aos idosos. Mas não só isso. Praia Grande dá oportunidade a todos que precisam e queremos continuar com essa excelência no atendimento social”.
Bom Prato – Outro importante serviço implantado na Cidade em 2022, em parceria com o Estado, foi a instalação do Bom Prato Móvel, no Bairro Ribeirópolis. Diariamente o serviço fornece 300 refeições para a população local.
Já na unidade fixa, no Bairro Ocian, onde diariamente são fornecidos 300 cafés da manhã e 1.500 almoços, desde a inauguração, no mês de julho, a unidade já ofereceu mais de 500 mil refeições.