Câmeras flagram furto de bomba d’ água em escola

Ladrões foram presos e na residência de um deles foram encontrados outros dois equipamentos furtados da mesma unidade

Por João Carlos Miranda | 30/1/2007

Foto Indisponivel

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande (GCM), em ação coordenada por meio da Central de Monitoramento, flagrou na noite de segunda-feira (29), José Luiz dos Santos Lourenço, de 28 anos e F.O.S, de 16 anos, furtando a bomba de água da Escola Municipal Carlos Roberto Dias, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 999, Bairro Boqueirão. As câmeras da escola já estavam dirigidas ao local, pois outros furtos parecidos aconteceram poucos dias antes. Segundo a Central, as imagens são claras.

Em diligência na residência de um dos acusados, duas viaturas da GCM, com o apoio de um policial civil, acabaram encontrando não só a bomba de água retirada pelos ladrões, como outros dois equipamentos do mesmo tipo, furtados da mesma unidade, entre os dias 16 e 17 e 21 e 22 de janeiro.

Segundo informações dos próprios acusados, foi utilizado um facão para cortar os canos e uma charrete para transportá-las ao local onde foram encontradas. Encaminhados para a delegacia sede do Bairro Tupi, foram presos em flagrante por furto qualificado, sendo o adulto encaminhado para a carceragem e o menor colocado sob a tutela da Vara da Infância e Juventude, para as devidas providências.

Graças à Central de Monitoramento, implantada em dezembro de 2002, foram feitos diversos flagrantes, com prisões, apreensões e averiguações. Só em 2006, foram 1657 – uma média de 4,5 ocorrências por dia.

Segundo o secretário para Assuntos de Segurança Pública, coronel José Marques Trovão Neto, os contraventores já migram para outras áreas onde não há câmeras de vigilância. “Por isso, o registro de ocorrências diminui ano a ano”, diz. Praia Grande é pioneira no sistema, com um total de 1.100 câmeras espalhadas por toda a Cidade. O número de câmeras só é superado pela cidade de Londres, na Inglaterra, onde existem 1.800 câmeras públicas.

As câmeras são monitoradas pela Guarda Civil Municipal, que trabalha em conjunto com as polícias civil e militar da Cidade.