Judô de São Paulo é destaque dos Jogos Abertos Brasileiros

Competição ocorre em Praia Grande até o próximo dia 31

Por Pedro Sbravatti | 26/5/2007

O Estado de São Paulo está consolidando a situação de favorito ao título da 16ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros. Após a natação conquistar seis medalhas de ouro, foi a vez do judô paulista mostrar sua força. Com atuações convincentes, como a do judoca meio pesado Leandro Gonçalves, que garantiu o único ouro, a delegação somou 49 pontos no primeiro dia de disputa e lidera a classificação geral da modalidade.

“Trata-se de uma competição de alto nível técnico. O público pôde comprovar a excelente forma física dos judocas”, destacou o técnico da equipe masculina de judô de Praia Grande, Carlos Leonardo. “O equilíbrio das lutas demonstra a excelente forma física dos judocas”.

As lutas foram realizadas no ginásio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer do Município, no Bairro Tupi. A organização recebeu apoio da Federação Paulista da modalidade que disponibilizou material para auxiliar na montagem da parte estrutural do evento. “Os atletas elogiaram todas as acomodações”, contou o treinador.

As sete medalhas do primeiro dia colocaram São Paulo na primeira colocação na tabela de classificação. Os paulistas somam 49 pontos, e são perseguidos de perto por Santa Catarina, com 41. No terceiro posto está Rio de Janeiro, com 26. Neste domingo (27), será realizada a competição por equipes. “O equilíbrio deve prevalecer”, adiantou Leonardo.

O judoca Leandro Gonçalves viveu dia de rei. O paulista se destacou no primeiro dia ao vencer todas suas lutas, garantindo com isso a medalha de ouro na categoria meio pesado. A marca característica das vitórias foi o iponn, golpe perfeito no judô. “O Leandro estava inspirado”, afirmou o dirigente praiagrandense.

No feminino brilhou a estrela da gaúcha Márcia Lima Vieira. Com 22 anos, ela comprovou porque faz parte da seleção brasileira sub-23. Apesar da pouca idade, a tranqüilidade era evidente durante as lutas. O ouro na categoria médio não foi ameaçado em nenhum momento pelas rivais. A judoca está escalada para o duelo de equipes.

Acompanhe a lista dos atletas que subiram ao pódio nas competições de judô:
Judô masculino:
Categoria meio médio
1- Edmilson Conceição (Rio Grande do Sul)
2- Leonardo Martins (Rio de Janeiro)
3- Marcos Freitas (São Paulo)
Categoria meio pesado
1- Leandro Gonçalves (São Paulo)
2- Marcos Cruz (Santa Catarina)
3- Cleber Ramalho (Paraná)
Categoria pesado
1- Fabiano Zambaretti (Santa Catarina)
2- Robson Borgetti (Rio de Janeiro)
3- Jorge Iamakaua (Mato Grosso do Sul)

Judô feminino:
Categoria meio médio
1- Adriana Capela (Santa Catarina)
2- Paola Martins (São Paulo)
3- Amanda de Jesus (Rio de Janeiro)
Categoria médio
1- Márcia Lima Vieira (Rio Grande do Sul)
2- Thelma Rosa (Paraná)
3- Fabiana da Costa (São Paulo)
Categoria meio pesado
1- Luciana Manatto (Santa Catarina)
2- Carolina Yoshioka (São Paulo)
3- Andressa Mota (Rio Grande do Sul)
Categoria pesado
1- Valério Bradino (São Paulo)
2- Angelita Sassi (Santa Catarina)
3- Josimara Aparecida (São Paulo)