Semana de Educação oferece 29 oficinas a 2.500 docentes

Por Ana Flávia Scarelli | 11/7/2007

“As diferenças não devem ser motivo de desigualdade, mas um estímulo à diversidade”. A afirmação é da secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, ao comentar a 13ª Semana de Educação de Praia Grande. O evento reúne 2.500 professores da rede pública e particular de ensino. Até sexta-feira (13), os docentes participam de 29 oficinas distribuídas em 6 escolas.

“A semana é mais um instrumento de interação com os diversos atores da Educação Municipal, cada um com a sua história de busca de soluções por maior qualidade de ensino”, disse Maura Lígia, destacando o tema do evento: Atuar na Diversidade.

“Todos são responsáveis por promover a diversidade como valor, em nossas vidas e em todos os lugares onde estamos ou onde pretendemos chegar um dia. Sabemos que essa busca por alternativas acontece no cotidiano, com o planejamento de cada aula, com atividades complementares, e com todo o processo ensino-aprendizagem. Acredito que nossos professores estão aproveitando esse momento”, afirmou a secretária.

Oficinas - Na Educação Especial, Infantil e Ensino Fundamental, as oficinas terminam quinta-feira (12). A sexta-feira está reservada para o Dia Especial, onde cada escola terá liberdade para promover atividades diferentes. As oficinas para o segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão até sexta-feira (13).

Confira os endereços e as oficinas realizadas em cada escola pólo.
Carlos Roberto Dias, Rua Duque de Caxias, 999, no Boqueirão.

1 – Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, com a professora mestre Marta Regina Paulo da Silva, da Umesp.

2 – Educação Inclusiva sem estresse – eleve sua auto-estima, jogando, incluindo e quebrando barreiras do silêncio, com os professores Ana Cláudia Rosendo Carls, Luciana Nunes Coelho, Luzia Tereza Rachid, Valéria Carboni, Giselda Amélia Teodora, Eliane Santos Amaral e Maria Edina Viana de Souza Paula.

3 – Matemática no cotidiano, professora Elisabete Terezinha Guerato.

4 – O professor diante das dificuldades de aprendizagem: como ensinar a quem não aprende, com a psicopedagoga Maria Eugenia Capraro de Toledo.

5 – Educação Física – jogos cooperativos na inclusão/brincando e aprendendo com a Educação Física, professores Reinaldo Soler e Claudionor Brasil.

José Padin Mouta, Rua Bororós, 150, Bairro Tupi.

6 e 7 – Educação Inclusiva sem estresse – eleve sua auto-estima, jogando, incluindo e quebrando barreiras do silêncio, com as professoras Ana Cláudia Rosendo Carls, Luciana Nunes Coelho, Luzia Tereza Rachid, Valéria Carboni, Giselda Amélia Teodora, Eliane Santos Amaral e Maria Edina Viana de Souza Paula.

8 – Conversando sobre sexualidade e drogas – Vivência e responsabilidade ambiental, com Débora de Lima Barreto.

9 – Conversando sobre sexualidade e drogas, professora Tânia Maria Justo.

10 e 11 (manhã) – Família: lugar seguro para crescer? Com as professoras Maria Aparecida Rodrigues e Silvana da Silva Pereira e a psicóloga Rosane Batista Monteiro.

11 (tarde) – Prevenção das manifestações da indisciplina na escola, com professoras mestras Vera Lúcia Camara Zacharias e Joana Maria Santos.

12 – Educação Infantil, com a professora Silvia Cinelli.

Governador Franco Montoro, Rua Paulino Borrelli, 1.000, Bairro Mirim.

13 – O livro de artes para crianças e suas possibilidades educativas, com a professora mestre em artes, Renata Sant’Anna de Godoy Pereira.

14 – Leitura – reflexão do seu uso na rotina da sala de aula, com as assistentes sociais Anádia Maria Cayrer Gomes e Catarina Aparecida Vitti.

15 – Jogoteca Animada, com as professoras Aracely Maziero Koerich, Fernanda Hannickel Portela e Rosana Banzato.

16 (manhã) – Refletindo e brincando através da arte, professores Celi Herrera Coelho e Roberto Carlos Belini.

16 (tarde) – Avaliação Escolar (1ª a 4ª série): desafios para uma prática tecida no cotidiano, professora Suzandayse Cesarino Lavotrico.

17 – Educação Emocional – A importância da educação dos sentimentos na formação do ser humano, professoras Milene Silva de Abreu e Ana Paula Barroso Cunha.

18 – Avaliação Escolar (5ª a 8ª série): desafios para uma prática tecida no cotidiano, professora Suzandayse Cesarino Lavotrico.

19 – Recreação – A prática lúdica na matroginástica como instrumento pedagógico, professor Nelson Gonçalves do Nascimento Filho.

Doutor Wilson Guedes, Rua Manoel Rodrigues do Vale, 195, Bairro Samambaia.

20 – 1, 2, 3... Contar e recontar na educação infantil, professora mestre Renata Sant’Anna de Godoy Pereira.

21 – A saga dos Quilombos do Brasil, professor Natanael Santos e equipe.

22 – Trabalhando a apropriação de competências, atitudes e habilidades, Fase I à 4ª série, com professora mestre Helena Mello de Carvalho.

23 e 24 – Trabalhando a apropriação de competências, atitudes e habilidades, Ensino Fundamental: 5ª à 8ª série, com a professora mestre Helena Mello de Carvalho.

Professora Isabel Figueroa Brefere, Rua João Ramalho, 1.250, Bairro Aviação.

25 – Recreação: A importância do brincar na educação, professor mestre Edson da Costa Vitor.

Sérgio Vieira de Mello, Rua Paulino Borrelli, 921, Bairro Mirim.

26 – Educação Especial. Libras e Arte de Brincar, com professores Sônia Falcão e Anguair Gomes dos Santos, Vânia Aparecida Alves Ferreira, Rosinês Aparecida Nunes, e as brinquedistas hospitalares Ana Carolina Correia da Costa, Heidy Lindinalva da Silva e Sigrid Caroline Vieira da Silva.

EJA – As oficinas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorrem na Escola José Padin Mouta, das 19 às 23 horas. Confira as atividades:

27 – Ler + Escrever, Compreender = Letrar, professoras Alessandra Pestana Garcia e Alexandra de Sousa.

28 – A MPB em sala de aula numa abordagem interdisciplinar. Marli Oliveira de Carvalho, pesquisadora da MPB.

29 – A avaliação como ferramenta de emancipação: refletindo sobre o cotidiano escolar, professora mestre Patrícia Sessa.

Mais informações pelo telefone da Secretaria de Educação, 3496-2350.