Vôlei feminino de PG vence Jaú na estréia

Jogo disputado ponto a ponto termina com vitória por 2 sets a 1

Por Christiane Disconsi | 22/11/2007

A equipe de vôlei adaptado feminino de Praia Grande venceu Jaú por 2 sets a 1 (11/15, 15/13 e 17/15), na manhã desta quinta-feira (22), partida de estréia da modalidade na 11ª edição dos Jogos Estaduais do Idoso (JEI). O jogo equilibrado, no Ginásio Magic Paula, foi disputado ponto a ponto e definido apenas no tie-break.

Tomadas pelo nervosismo da estréia, as atletas praiagrandenses foram derrotadas no primeiro set por 15 a 11. A recuperação da equipe da casa veio no segundo set. Incentivadas pela torcida, as atletas maiores de 60 anos ganharam confiança e viraram o jogo, terminando o set em 15 a 13.

O momento decisivo da partida, disputada na série melhor de três, ficou reservada para o final. No tie-break, as equipes oscilavam na frente do placar. Quando a partida ficou empatada em 14 a 14, a emoção tomou conta da quadra e da torcida. Sem poder errar, Praia Grande fez 15 a 14. Jaú empatou em 15 a 15. Mas, a vitória ficou nas mãos das praiagrandenses, que terminaram o jogo em 17 a 15.

Para um dos destaques da partida, a jogadora Mirna Benevente, de 60 anos, a vitória na estréia foi inesquecível. “Faz menos de um ano que estou jogando na equipe. Não esperava”. Porém, para Mirna, o maior triunfo não foi vencer a partida. “Todas somos vitoriosas por estarmos aqui. Isso é maravilhoso”.

Segundo o treinador Gledson de Paiva, a equipe tem boas condições técnicas, mas precisa melhorar no psicológico. “O nervosismo sempre aparece na estréia. Temos de transmitir confiança e aumentar a auto-estima, pois já estão em excelentes condições técnicas”.

Torcida – Quem também garante a festa durante o JEI é a Torcida Sol, um animado grupo formado por mais de 50 idosos dos Espaços Conviver Guilhermina e Caiçara. A torcida uniformizada compareceu aos ginásios com perucas, antenas e muita energia.

Segundo a diretora da unidade Caiçara, Silvia Helena Rebustine Bonito, a torcida estará presente sempre que Praia Grande entrar em quadra. “Vamos incentivar quem está jogando para que tenhamos mais vitórias”, diz. “Ver os idosos participando com tanta vitalidade e alegria chega a emocionar”.