Passeio com duck’s infláveis oferece nova visão do Portinho

Participantes visitam ilhas fluviais e conhecem meio ambiente local

Por João Carlos Miranda | 21/12/2007

A Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho, é um daqueles locais onde os visitantes têm encontros especiais. Com boa infraestrutura e localização privilegiada, junto à Ponte do Mar Pequeno, e em área preservada de mangue, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da Cidade. E neste verão há mais um bom motivo para visitá-lo. É que estão sendo realizados, nos finais de semana, a partir das 9 horas, passeios monitorados com caiaques infláveis, conhecidos com duck’s. Dura cerca de 50 minutos e custa R$ 15,00 por embarcação, onde vão duas pessoas.

Segundo o secretário de Turismo (Setur), José Alonso Júnior, o passeio é fruto de uma parceria entre a empresa Chauás, proprietária dos duck´s, e a Prefeitura. “O que é oferecido soma o lazer, a conscientização ecológica e a geração de empregos. Os monitores são membros do Navega São Paulo, programa coordenado pelas secretarias de Educação (Seduc); de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que atende alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Ensino de Período Integral (EPI) e da Educação Especial. A experiência poderá tornar o trabalho mais uma opção profissional para estes jovens”.

Ao contrário dos caiaques tradicionais, de fibra, os duck’s têm estabilidade. “Eles seguem a linha dos colchões d’água. São muito confortáveis e seguros”, explicou Alonso. Cada equipamento leva duas pessoas.

“Além de tudo isso, por sua localização, o Portinho é um lugar onde a natureza pode ser admirada bem de perto. Com os ducks será ainda mais. O local é cercado de mangue, ecossistema protegido pela legislação ambiental por ser área de procriação de diversas espécies de animais. É um passeio muito prazeroso. Com certeza todos vão gostar”, finalizou o títular da Setur.

Portinho - Situado nas margens do Mar Pequeno, o Portinho é um tradicional ponto de encontro de amigos e famílias. Ali gerações de pescadores aprenderam e praticam o esporte. O local dispõe de completa infra-estrutura e ainda ganhou este ano 26 novos quiosques e churrasqueiras em alvenaria. Tem fácil acesso e a entrada é franca.

O píer para pesca tem cerca de 150 metros de extensão. Caso esqueça algo, o pescador pode comprar equipamentos e/ou alugar barcos no local, que levam as pessoas até o pesqueiro do Mar Pequeno.

Há área especialmente reservada para os praticantes de jet ski, com rampa de acesso. Também é oferecido todo serviço de lavagem da carenagem e “adoçamento” (limpeza do motor com água) do veículo .

O acesso ao Portinho é feito pela Rua Paulo Sérgio Garcia (junto ao Portal de entrada da Cidade). Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3473-5507.