Escola Roberto Mário Santini será entregue nesta sexta

Unidade atenderá 1.120 alunos na área de Ensino Fundamental

Por João Carlos Miranda | 13/2/2008

O prefeito Alberto Mourão inaugura na sexta-feira (15), às 17 horas, a Escola de Ensino Fundamental Roberto Mário Santini, localizada na Rua Guadalajara, nº 857 (esquina com Rua Quito), no Bairro Guilhermina. A unidade vai atender a 1.120 alunos numa edificação moderna, de cerca de 2,6 mil m², que inclui uma quadra poliesportiva coberta. O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

O homenageado Roberto Mário Santini foi diretor-presidente do Sistema A Tribuna de Comunicação (SAT), grupo que congrega os jornais A Tribuna, Expresso Popular, Primeira Mão Santos e Primeira Mão Campinas; a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo de Televisão, a Rádio Tribuna FM, o portal A Tribuna Digital e o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT). Ficou nesse cargo no período de 1990 a 2007, quando faleceu.

Alunos - Segundo a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, a unidade atenderá moradores do Guilhermina que precisavam se dirigir aos bairros vizinhos para estudar. “Com isso, teremos a escola mais próxima à residência destes alunos”.

Além disso, a construção da unidade elimina as aulas em período intermediário, das 11 às 15 horas, na escola Carlos Roberto Dias, no Bairro Boqueirão e parte das aulas nesse período na escola Isabel Figueroa Bréfere, Bairro Aviação. “Este período não é produtivo para os alunos, nem para a rotina dos pais”, comenta a secretária.

Obra – Como explicou o secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Lopes, o novo prédio obedece às diretrizes da Secretaria de Educação, de forma a oferecer as melhores condições para alunos, professores e funcionários. “Terá dois pavimentos. No térreo, que terá 957 m² de área construída, ficará a área administrativa, com recepção, secretaria, salas de assistente, diretoria e de professores, além de arquivo morto e almoxarifado. Também neste piso serão instaladas duas salas de aula e uma multimeio, com 52 m² cada uma e ainda uma de informática, com 107m²”.

Também no térreo haverá pátio coberto e refeitório (com 205 m²). E ainda: cozinha, despensa, área de serviço coberta e descoberta, depósito de material de limpeza e banheiros para funcionários. Quatro sanitários atenderão alunos e funcionários.

Já no piso superior, também com 957 m² de área construída, vão funcionar 12 salas de aula, de 60 m² a 112 m² de área. Complementam os equipamentos deste piso um almoxarifado (com 25 m²) e sanitários.

Quadra – A nova escola contará com quadra poliesportiva coberta, com 17 X 30 metros. Anexos ao local ficarão os vestiários feminino e masculino, com 19 m² cada um, além de depósito de materiais esportivos. No total serão 680 m² de área construída.

Segundo a chefe do Departamento de Edificações da Seop, Elaine Ferreira Louzano Ferreira, também serão instalados os ítens que compõem o padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura. “As fachadas ganharão gradis e muretas revestidas com cerâmica antipichação. Também serão instalados pontos para câmeras de monitoramento, além de sensores de abertura de portas”. Os sanitários terão torneiras e válvulas de descarga antivandalismo.

Uma medida importante é a instalação de sistema de filtragem na entrada da rede de água, que permite a obtenção do líquido limpo em qualquer ponto da unidade.