Inauguração de Igreja de Santo Expedito atrai mais de mil fiéis

Templo fica no bairro Maracanã

Por Pedro Sbravatti | 22/4/2008

A emoção esteve presente durante a inauguração da igreja em homenagem a São Francisco de Assis e Santo Expedito, localizada na esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Daijiro Matsuda, 620, no Bairro Maracanã. Mais de mil pessoas participaram da primeira missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido, no último sábado (19). Nem a fina chuva, que teimou a cair, foi capaz de diminuir a presença de público.

“Neste local as pessoas vão se reunir para ouvir a palavra de Deus”, comentou, orgulhoso Dom Jacyr. “Os exemplos de desprendimento e humildade de São Francisco de Assis e Santo Expedito devem ser seguidos por todos. O mundo só tem a ganhar”.

Para o padre Joseph Thomas, a inauguração é uma vitória da comunidade praiagrandense. Emocionado com o carinho recebido, ele fez questão de ressaltar a história de luta dos moradores. “Este momento ficará na memória de todos. Rezávamos terço todas as quartas-feiras na casa das pessoas. O trabalho, neste bairro, começou dessa forma. Hoje contamos com esta maravilhosa igreja”, afirmou. Vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e servidores também compareceram à inauguração.

Cerca de 250 pessoas acompanharam a missa do lado de fora. O casal Francisca e Benedito Garcia estava desde cedo no local. Donos de casa de veraneio em Praia Grande, os paulistas não pouparam elogios ao novo templo. “A construção é muito bonita. O local transmite paz. Sempre que estivermos na Cidade assistiremos missas aqui”, declarou Francisca.

O pedreiro Enoques Alves fez questão de trazer seus filhos e sobrinhos para celebrarem juntos o momento. Para o morador do Bairro Mirim, a religião é um dos caminhos para redução da violência. “Quando os jovens estão na Igreja aprendem coisas boas. Além disso, ficam longe das tentações das ruas”, argumentou.

São Francisco - No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.

Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.

Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

Santo Expedito - Conta a história que Santo Expedito foi martirizado na Armênia, quando era militar. Um determinado dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu em forma de corvo e lhe segredou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!
Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: "Hodie", que quer dizer hoje: "Nada de protelações; é para já"!

Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo.

Fonte: www.expeditosanto.com.br e www.angelfire.com