Solemar recebe programa de castração de cães e gatos

Atendimento é por agendamento e ocorre às terças-feiras

Por Nádia Almeida | 21/5/2008

Moradores do Bairro Solemar podem castrar cães e gatos por meio do programa itinerante que permanecerá no núcleo por tempo indeterminado. O atendimento ocorre na Sociedade Amigos de Solemar, na Rua Afonso Schmidt, 1.288, sempre às terças-feiras, das 8 às 15 horas. Mas é preciso fazer agendamento prévio na própria entidade (tel. 3496.6656) ou nas lojas parceiras – Casa de Rações Belo Cão, tel. 3493.2468; Dog Center, 3493.4198; e Pet Point, 3594.2016.

Para a cirurgia, é cobrada taxa de R$ 15,00, que serve para cobrir gastos com alimentação e transporte de voluntários e veterinários.
Quem quiser também pode, a qualquer tempo, procurar o serviço gratuito no Centro de Controle de Zoonoses, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na esquina das ruas Antonio Cândido da Silva e Ali Daychoum, Vila Sônia. Também é necessário fazer agendamento por telefone (3596.1882).

A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) fechou o ano de 2007 com um saldo de 4.125 castrações de cães e gatos. A soma envolve operações feitas pelo programa itinerante e as realizadas no antigo Ceman. Com o novo centro, a expectativa é que o balanço de 2008 supere a marca anterior.

Estrutura - Um dos destaques do novo complexo é o centro cirúrgico veterinário, que abrange salas para operações com três mesas, preparação pré-operatória dos animais, assepsia, esterilização, lavagem e recuperação, além de ambulatório e laboratório.

A unidade fica em área de 1.821,50 m², concentrando setores antes sediados em locais diferentes, que estão sendo transferidos gradativamente, como administração, controle de pragas urbanas e de combate à dengue. Foi criado também para abrigar o Canil da Guarda Civil Municipal.

Fruto de parceria entre o setor de Controle de Zoonoses e pessoas que se dedicam à proteção de animais, o programa identifica e atende as localidades mais distantes e com maior demanda.

Além de simples e rápida, a castração previne algumas doenças ligadas ao aparelho reprodutor e evita filhotes indesejados. Tanto no ponto itinerante quanto no centro, os donos dos animais têm suas dúvidas sobre a cirurgia esclarecidas e são orientados quanto aos cuidados pós-operatórios.