Idealizador do Gape recebe homenagem por registrar mil aulas ministradas em PG

Projeto é voltado para alunos do 5º ano da rede municipal

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 21/03/2025


 

Após 18 anos de atividades à frente do Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), projeto realizado pela Guarda Civil Municipal de Praia Grande, o guarda civil Eli de Moura Veronez recebeu uma homenagem especial dos colegas de corporação: um certificado pelas mais de mil aulas ministradas neste período.

 

Veronez é idealizador do projeto, que começou em 2007 com o objetivo de aproximar a corporação da comunidade praia-grandense. Após atuar em um projeto da Polícia Militar que era realizado em parceria com a GCM em algumas escolas, ele decidiu desenvolver um trabalho específico.

 

A ideia deu certo e o Gape já dura 18 anos, tendo atendido mais de 20 mil alunos transmitindo conceitos sobre cidadania e estimulando a autoestima das crianças.

 

Na última quarta-feira (19), Veronez comentou com os colegas que estava completando mais de mil aulas ministradas. O registro é informal, anotado sem muito rigor. Porém, rendeu uma singela homenagem dos colegas de farda: um certificado pelo empenho e dedicação na sua atuação à frente do Gape, com a realização de mais de mil aulas. “Cada momento se torna inesquecível e repleto de significado. A cada aula, o comprometimento e a dedicação à educação dos jovens não só transformaram a vida deles, mas também me tornaram uma pessoa melhor e mais realizada. Sou imensamente grato pela oportunidade dada pela GCM, que me permitiu crescer tanto pessoal quanto profissionalmente”.

 

Ao longo dos anos, os alunos também reconhecem o trabalho de Veronez por meio de desenhos e recadinhos que ele guarda com carinho. “Quando sei que tem aula do Gape, vou até mais feliz para a escola. Muito obrigada por todas as aulas”, escreveu uma das alunas em uma cartinha escrita em 2023.

 

Voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, o GAPE tem como objetivo trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade por meio da cartilha “Ensinando a Viver”. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto buscam valorizar os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

 

Em 2025 o conteúdo está sendo ministrado em sete escolas municipais pelos guardas Veronez, Roberto Aparecido Silva, Alex Francisco Neves e Hewerton Ribeiro Clementino.

 

O GAPE é realizado em parceria pelas secretarias de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e de Educação (Seduc). A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.

 

Além do curso nas unidades municipais, palestras também são ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG, nos serviços públicos voltados a crianças e idosos, como o Conviver, por exemplo e casas de acolhimento, e também em outras instituições interessadas.