PIC Melvi realiza exposição artística com peças produzidas por alunos
Foram apresentados trabalhos de oito técnicas diferentes
28/11/2024
Colaboração: Milena Mureti de Jesus
A unidade Melvi do Programa de Integração e Cidadania (PIC) realizou nesta quarta-feira (27) a exposição anual dos trabalhos elaborados pelos alunos dos cursos de pintura em tela, crochê, bordado, patch aplique, costura criativa, chinelos personalizados, pintura em tecido e feltro.
A diretora do PIC Melvi, Edna França, relata que os cursos de artesanato desenvolvidos pelo programa auxiliam na geração de renda e socialização dos participantes. “Temos casos de pessoas que estavam passando por situações de transtornos mentais que entraram no PIC e se tornaram grandes artesãos e isso não tem preço”.
A professora do curso de pintura em tela, Reny Ferreira de Siqueira, atua no setor há mais de 20 anos e realiza trabalho voluntário há três anos no PIC Melvi. Ela conta que ao longo do ano foi ensinando técnicas de pintura em tela, desenvolvendo habilidades e aprimorando os talentos artísticos dos alunos. “Quando as alunas vão aprendendo as técnicas, elas vão gostando, preparando as telas. Então, pedi para trazerem os quadros feitos ao longo do ano para as pessoas verem. O trabalho que eles fazem é divertido e faz bem para saúde mental”.
A aluna do curso de pintura em tela, Geni Andrade de Carvalho, que está participando das oficinas de pintura em tela adquiriu aptidão artística com o que aprendeu durante o semestre e ainda consegue uma renda extra com os quadros. “A pintura em tela está sendo uma experiência incrível, muito interessante, estou aprendendo muito com a professora Reny. Seria muito bom se todos tivessem a oportunidade de participar dos cursos disponíveis no PIC”.
Já a aluna do curso de pintura em tela, Neuza Maria Bernardo Nunes, que participa do curso há dois anos, relata que sempre teve interesse na área artística. Ela conta que, em cada aula, está sendo um verdadeiro aprendizado, principalmente pelo apoio da professora Geni. “Está sendo muito gratificante o aprendizado que estou tendo com a produção de pintura em tela. Sempre gostei muito de arte, já dei algumas aulas de pintura em tecido. Futuramente, pretendo vender as obras que estou desenvolvendo”.
A professora de feltro, Emenny Benatte, que pratica vários tipos de artesanato desde criança, está como voluntária do PIC há seis meses. Pela influência familiar, incentivada pelo seu pai, que trabalha como grafiteiro, foi adquirindo uma bagagem artística com o passar dos anos. “Os cursos oferecidos pelo PIC podem ser uma fonte de geração de renda e ainda fazem bem pra mente. Durante as aulas, ensino as alunas a adquirirem sua autonomia criativa para que tenham oportunidade de escolha sobre como querem que seja o resultado final do trabalho”.