Políticas públicas e redes de proteção a crianças e adolescentes são temas de palestras em PG

Conteúdos serão ministrados para alunos da E.E. Júlio Pardo Couto ao longo de todo o mês

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 09/05/2025



  Com o objetivo de aproximar os jovens das políticas públicas e de incentivá-los a criar ideias inovadoras que possam, de fato, transformar o futuro da cidade e da população em geral, a Prefeitura de Praia Grande dá início, nesta semana, a um novo ciclo de palestras exclusivo para estudantes – mais especificamente para alunos da Escola Estadual Professor Júlio Pardo Couto, no Bairro Nova Mirim.

 

A ideia, segundo a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), responsável pelo evento, é proporcionar um mês inteiro de aprendizados (com os workshops sendo realizados sempre às quartas-feiras), além de mostrar a importância desse tipo de conhecimento aos jovens atendidos na unidade escolar – em especial os integrantes do Grêmio Estudantil, líderes de sala e demais alunos acolhedores. A primeira oficina foi promovida nesta quarta-feira (7) e abordou a participação popular na gestão pública. Logo depois, o Conselho Tutelar palestrou sobre suas atribuições na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

“Nosso intuito é informar para esses estudantes como é que funciona toda a rede de serviços públicos, voltados não só a eles, mas para a população como um todo e estimulá-los a ser os agentes multiplicadores dessas informações, não apenas no ambiente escolar, mas também nas comunidades em que residem”, realçou o subsecretário adjunto de assuntos da juventude, Tadeu Costa.

 

Já no dia 14, o tema será a rede de proteção oferecida pelo município aos jovens que enfrentam alguma situação de vulnerabilidade social. O conteúdo será ministrado pela Secretaria de Assistência Social (Seas) e destacará serviços como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os serviços de fortalecimento de vínculos, entre outros. No mesmo dia, a Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) falará sobre o Banco do Povo, a Bolsa Estudante, o Microempreendedor Individual (MEI) e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

 

No dia 21, o conteúdo será apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que ressaltará todas as legislações do setor e a relevância da educação e da preservação ambiental. Outro órgão que se fará presente nesta data é a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), pontuando todos os cursos disponíveis na área cultural, as leis de incentivo, o calendário de eventos, entre outros tópicos.

 

Por fim, no dia 4 de junho, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) destacará a rede de atendimento municipal, além de reforçar os cuidados com temas cruciais, como doenças sexualmente transmissíveis, arboviroses, bullying e etc. Já a Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) encerra a programação com a apresentação do SuperEscola, além de evidenciar o acesso da comunidade nas atividades esportivas da cidade e nas equipes de competições.