Saúde de Praia Grande é exemplo a ser seguido, diz estudante de Medicina da Unaerp Guarujá

Antônio Filho elogia funcionamento do SUS no Município durante visita técnica à Cidade

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 19/05/2025

“Praia Grande possui uma gestão em saúde maravilhosa, é um exemplo a ser seguido em todo o território brasileiro”. Com essas palavras, o estudante de Medicina Antônio Filho resumiu o sentimento vivido em quatro meses de estágio na Rede de Atenção Primária do Município. Natural de Tocantins, Antônio tem vivenciado o Sistema Único de Saúde (SUS) na Cidade e experimentado toda a estrutura praia-grandense oferecida no cuidado com a saúde da população.

 

Na sexta-feira (16), Antônio esteve na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) com outros estudantes de Medicina da Unaerp Guarujá, finalizando uma semana inteira de visitas técnicas aos equipamentos de saúde do Município. Os alunos conversaram com os servidores do Departamento de Vigilância em Saúde e bateram um papo com o secretário Isaías Lima. Eles também visitaram as dependências do edifício e conheceram todo o organograma da secretaria. A iniciativa faz parte do projeto da universidade denominado Conecta SUS, que busca aproximar os alunos dos sistemas de saúde da Região.

 

“Achei incrível como o SUS funciona em Praia Grande. Fiquei surpreso ao chegar aqui. É um lugar que deve ser estudado para ter o SUS incrementado no Brasil inteiro. É lindo ver como o SUS funciona de verdade”, afirma Antônio.

 

Atualmente no Guarujá, Antônio tem feito algumas disciplinas relacionadas à Atenção Primária e, por isso, estagia há quatro meses na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Melvi II. E tem gostado muito da experiência direta do SUS e também com o aprendizado obtido junto ao médico Gabriel Nascimento Machado, preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade de Praia Grande.

 

“Está sendo incrível a experiência com o Dr. Gabriel, ele é um profissional bem dinâmico e faz um atendimento lindo, humanizado. Tenho feito com ele algumas visitas domiciliares, então, estou conhecendo o território e me deparando com muitos casos interessantes. Essa experiência vai agregar muito na minha formação. E no próximo semestre vou ter a experiência maior que é o internato, então, vou estar ainda mais familiarizado com esse sistema de Praia Grande que é maravilhoso”, declara Antônio.

 

O secretário de Saúde, Isaías Lima, agradeceu as palavras do estudante de Medicina e ressaltou a potência do SUS em Praia Grande. “Essas palavras são motivo de muito orgulho para nós, pois são alunos que estão em formação e têm uma visão bem crítica do processo, o que nos traz bastante alegria em saber que a gente está no caminho certo, com uma Praia Grande promovendo avanços significativos e proporcionando muita qualidade assistencial, sendo de fato uma referência regional”.

 

Conecta SUS – Ao longo da semana, os estudantes de Medicina da Unaerp Guarujá visitaram equipamentos e serviços de diversos níveis de Atenção à Saúde, passando pela Unidade de Saúde da Família (Usafa), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), Programa Consultório na Rua (Conar), Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Bairro Maracanã, além do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA). Integrado à metodologia do curso de Medicina, o Conecta SUS ocorre periodicamente, com visitas aos serviços de saúde da Região, permitindo a integração dos estudantes ao SUS e um maior conhecimento das necessidades da população durante a formação médica.

 

Saúde da Família – Com 31 Usafas e mais de 100 equipes, Praia Grande possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF). A atuação dos profissionais é voltada para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, fazendo o acompanhamento da população no seu próprio território.

 

Porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a Usafa é onde o atendimento do cidadão se inicia na rede municipal. Todas as unidades contam com equipe multiprofissional, especializada em Saúde da Família, com médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, técnico de farmácia e administrativo. Compõem a equipe os profissionais multidisciplinares do programa eMulti (antigo Nasf) e dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Também fazem parte os educadores físicos que atuam nas 11 Academias da Saúde de Praia Grande, oferecendo atividades físicas gratuitas para pessoas de todas as idades.

 

A Saúde da Família começou a se desenvolver em Praia Grande nos finais dos anos 1990 e início dos anos 2000 e se fortalece a cada ano, com investimentos em estrutura, funcionários e capacitação. Trata-se de uma especialidade que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as fases da vida. Existe um foco na família e na pessoa, com orientação para a comunidade.

 

As equipes das Usafas de Praia Grande são especializadas em Saúde da Família, logo, estão capacitadas a resolver inúmeras questões de saúde na própria localidade do paciente. Para se ter uma ideia da importância da Saúde da Família para a saúde pública, uma equipe bem formada resolve de 75% a 85% dos problemas trazidos pela comunidade. Já os casos que necessitam de acompanhamento mais específico são direcionados para a Rede de Especialidades Médicas do Município.

 

Essa proximidade da rede de Atenção Primária junto ao munícipe, focada na prevenção, impacta positivamente em toda a Saúde. Um dos resultados é a contribuição para desafogar a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão, com o acompanhamento na Usafa, passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento, indicado geralmente para casos de maior gravidade. 

 

A Usafa oferece uma infinidade de serviços à população, entre eles: atendimento médico, de enfermagem, pré-natal e puerpério, puericultura, odontologia, hiperdia, planejamento familiar, visita domiciliar de pacientes acamados, coleta de exame ginecológico (preventivo), coleta de exames laboratoriais, trabalhos de grupo, palestras sobre educação em saúde nas salas de espera, vacinação, curativo, teste de gravidez, farmácia.

 

Para ter acesso à rede de Atenção Primária em Praia Grande, o primeiro passo é procurar a Usafa mais próxima da sua casa, portando documento com foto e comprovante de residência atual, para fazer o cadastro e receber o cartão da unidade. A equipe de Saúde da Família vai fazer a escuta e direcionar o paciente para o atendimento mais adequado, de acordo com sua necessidade.