Discussão sobre uso de drones em PG entra em nova fase
Principal preocupação é cumprir regras estabelecidas pela Anac
22/6/2017
Foto Indisponivel
A discussão a respeito da utilização de drones em atividades de segurança e fiscalização territorial em Praia Grande entra em uma nova fase. Nesta quinta-feira (22), autoridades que compõem a Comissão Especial sobre o tema se reuniram para conhecer um dos equipamentos disponíveis no mercado. O encontro foi realizado na sala de reuniões do Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe) da Prefeitura.
Desde que a comissão foi criada, em março, quatro empresas foram convidadas a apresentar seus produtos, esclarecendo dúvidas e apontando as vantagens dos equipamentos. O objetivo é que o drone seja utilizado tanto no policiamento ostensivo, monitorando ocorrências em tempo real, como também para a fiscalização de áreas ambientais e controle de invasões, de forma que seja possível comparar imagens antigas com atuais.
Desta vez, a empresa trouxe um modelo de asa fixa, diferentemente dos apresentados nas reuniões anteriores, do tipo multirotor.
Para o prefeito Alberto Mourão, os trabalhos avançaram bastante e entram agora na fase final, de coleta de orçamentos, levando em consideração não apenas o valor dos equipamentos, mas também questões como facilidade de manutenção. “Uma das hipóteses é entrar em contato com a iniciativa privada para que esse investimento seja custeado pelo empresariado, numa parceria, já que toda a comunidade será beneficiada com as ações de segurança que serão possíveis com o advento dessa tecnologia no Município”.
O comandante da Base de Radiopatrulhamento Aéreo de Praia Grande, major Adriani José de Souza, observou o cuidado que a comissão está tendo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Essas regras devem ser respeitadas justamente para evitar acidentes aéreos e até prejuízos aos equipamentos. Trata-se de um trabalho importante para o Município e que ficamos gratos em poder colaborar”.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Segurança Pública, Urbanismo, Trânsito, Meio Ambiente e Administração, e da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Radiopatrulhamento Aéreo.
Desde que a comissão foi criada, em março, quatro empresas foram convidadas a apresentar seus produtos, esclarecendo dúvidas e apontando as vantagens dos equipamentos. O objetivo é que o drone seja utilizado tanto no policiamento ostensivo, monitorando ocorrências em tempo real, como também para a fiscalização de áreas ambientais e controle de invasões, de forma que seja possível comparar imagens antigas com atuais.
Desta vez, a empresa trouxe um modelo de asa fixa, diferentemente dos apresentados nas reuniões anteriores, do tipo multirotor.
Para o prefeito Alberto Mourão, os trabalhos avançaram bastante e entram agora na fase final, de coleta de orçamentos, levando em consideração não apenas o valor dos equipamentos, mas também questões como facilidade de manutenção. “Uma das hipóteses é entrar em contato com a iniciativa privada para que esse investimento seja custeado pelo empresariado, numa parceria, já que toda a comunidade será beneficiada com as ações de segurança que serão possíveis com o advento dessa tecnologia no Município”.
O comandante da Base de Radiopatrulhamento Aéreo de Praia Grande, major Adriani José de Souza, observou o cuidado que a comissão está tendo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Essas regras devem ser respeitadas justamente para evitar acidentes aéreos e até prejuízos aos equipamentos. Trata-se de um trabalho importante para o Município e que ficamos gratos em poder colaborar”.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Segurança Pública, Urbanismo, Trânsito, Meio Ambiente e Administração, e da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Radiopatrulhamento Aéreo.