Primeira via de Praia Grande com pavimentação drenante é entregue
Asfalto permeável foi estudado pela Fundação Centro Tecnológico e Usp
27/9/2018

Foi entregue pela Prefeitura de Praia Grande oficialmente nesta quinta-feira (27) as obras de pavimentação da Rua Carlos José Borstens, no Bairro Aviação. O grande diferencial desta ação do Município é a nova tecnologia para pavimentação de vias utilizada: o asfalto permeável. A técnica foi desenvolvida e estudada nas FCTH (Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica) e USP (Universidade de São Paulo).
Este tipo de asfalto consegue até 50% de permeabilidade e pode ser implantado em substituição a pavimentação comum em diversos tipos de áreas, como vias de tráfego leve, calçadas, praças, pátios e estacionamentos, auxiliando no controle de alagamentos e reduzindo a formação de poças de água.
A Rua Carlos José Borstens tem 420 metros de extensão (da Avenida Castelo Branco até a Rua João Ramalho) e os serviços realizados foram a retirada do pavimento com bloquetes sextavados, melhoria no sistema de drenagem, a instalação de novas guias, sarjetas e a pavimentação drenante (porosa).
Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas da Cidade, Eloisa Ojea, em Praia Grande acontecem chuvas rápidas com grande precipitação e não é incomum pontos de acúmulo de água em algumas vias, causando transtornos para motoristas e moradores. "Só que após algum tempo tudo volta ao normal. Isso acontece por causa do curto período em que o sistema de drenagem recebe essa grande quantidade de água, aliada à impermeabilidade da pavimentação convencional. Essa nova tecnologia permite que este excesso passe pelo asfalto, ficando depositado até que seja absorvido pela rede de drenagem".
Para o comerciante e morador do Bairro Aviação, Manoel Madeira, o novo asfalto já provou sua eficiência. "Depois da pavimentação realmente acabaram os alagamentos. Antes a frente da loja ficava, sempre que chovia, empossada. Agora está sem problema. Sobre a obra só quem acompanhou sabe como é que é por baixo do asfalto. É que não aparece, mas foi um trabalho de especialistas mesmo. E o melhor para nós, que temos comércio aqui, é que a obra ficou pronta rápido. A Prefeitura está de parabéns".
Este tipo de pavimentação é constituído por algumas camadas. A de revestimento superficial (da pista) é formada por pedras unidas pelo cimento betuminoso (asfalto), cuja composição tem pequenos espaços vazios entre si, permitindo que a água penetre na camada abaixo (interna). Já a parte interna é formada por pedras maiores (brita) e com mais espaço entre si, o que permite assim armazenar o que vem da superfície. Depois de armazenada por algumas horas, a água da chuva escoa para o sistema de drenagem.
O munícipe praia-grandense, Antonio Cavalcante, acredita que a prova de fogo do inovador asfalto será no verão. "Está muito boa mesmo. A rua ficou uma beleza, mais bonita e mais fácil para andar e a Prefeitura até mesmo recuperou as calçadas onde ela fez serviços. Vamos confirmar quando chover bem forte mesmo. Por enquanto eu acredito no asfalto, mas no verão é que terei certeza mesmo".
Para que funcione adequadamente todo o sistema do asfalto permeável foi instalado sobre um fundo impermeável, isto é, foi colocada uma lona plástica ao longo da via. Isso é necessário porque o nível do lençol freático de Praia Grande, como o da maioria das cidades da Baixada Santista, é alto (por volta de 1 metro do fundo).
E é simples entender isso: abaixo do lençol freático a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis do solo. Se ele for alto, ocupará os espaços do depósito que foi criado. Com a lona impermeabiliza-se a área, evitando esse preenchimento, mantendo assim o objetivo do depósito, denominado armazenamento.
Sobre novas pavimentações com a tecnologia, a titular da Seop informou que os detalhes do projeto serão analisados para constatação de que atende ou não as necessidades da Cidade. "Cada projeto tem suas particularidades, especificações e adaptações necessárias. Vamos estudar cada ação e verificar a viabilidade de utilizar a tecnologia", finalizou a titular da Seop.
Este tipo de asfalto consegue até 50% de permeabilidade e pode ser implantado em substituição a pavimentação comum em diversos tipos de áreas, como vias de tráfego leve, calçadas, praças, pátios e estacionamentos, auxiliando no controle de alagamentos e reduzindo a formação de poças de água.
A Rua Carlos José Borstens tem 420 metros de extensão (da Avenida Castelo Branco até a Rua João Ramalho) e os serviços realizados foram a retirada do pavimento com bloquetes sextavados, melhoria no sistema de drenagem, a instalação de novas guias, sarjetas e a pavimentação drenante (porosa).
Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas da Cidade, Eloisa Ojea, em Praia Grande acontecem chuvas rápidas com grande precipitação e não é incomum pontos de acúmulo de água em algumas vias, causando transtornos para motoristas e moradores. "Só que após algum tempo tudo volta ao normal. Isso acontece por causa do curto período em que o sistema de drenagem recebe essa grande quantidade de água, aliada à impermeabilidade da pavimentação convencional. Essa nova tecnologia permite que este excesso passe pelo asfalto, ficando depositado até que seja absorvido pela rede de drenagem".
Para o comerciante e morador do Bairro Aviação, Manoel Madeira, o novo asfalto já provou sua eficiência. "Depois da pavimentação realmente acabaram os alagamentos. Antes a frente da loja ficava, sempre que chovia, empossada. Agora está sem problema. Sobre a obra só quem acompanhou sabe como é que é por baixo do asfalto. É que não aparece, mas foi um trabalho de especialistas mesmo. E o melhor para nós, que temos comércio aqui, é que a obra ficou pronta rápido. A Prefeitura está de parabéns".
Este tipo de pavimentação é constituído por algumas camadas. A de revestimento superficial (da pista) é formada por pedras unidas pelo cimento betuminoso (asfalto), cuja composição tem pequenos espaços vazios entre si, permitindo que a água penetre na camada abaixo (interna). Já a parte interna é formada por pedras maiores (brita) e com mais espaço entre si, o que permite assim armazenar o que vem da superfície. Depois de armazenada por algumas horas, a água da chuva escoa para o sistema de drenagem.
O munícipe praia-grandense, Antonio Cavalcante, acredita que a prova de fogo do inovador asfalto será no verão. "Está muito boa mesmo. A rua ficou uma beleza, mais bonita e mais fácil para andar e a Prefeitura até mesmo recuperou as calçadas onde ela fez serviços. Vamos confirmar quando chover bem forte mesmo. Por enquanto eu acredito no asfalto, mas no verão é que terei certeza mesmo".
Para que funcione adequadamente todo o sistema do asfalto permeável foi instalado sobre um fundo impermeável, isto é, foi colocada uma lona plástica ao longo da via. Isso é necessário porque o nível do lençol freático de Praia Grande, como o da maioria das cidades da Baixada Santista, é alto (por volta de 1 metro do fundo).
E é simples entender isso: abaixo do lençol freático a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis do solo. Se ele for alto, ocupará os espaços do depósito que foi criado. Com a lona impermeabiliza-se a área, evitando esse preenchimento, mantendo assim o objetivo do depósito, denominado armazenamento.
Sobre novas pavimentações com a tecnologia, a titular da Seop informou que os detalhes do projeto serão analisados para constatação de que atende ou não as necessidades da Cidade. "Cada projeto tem suas particularidades, especificações e adaptações necessárias. Vamos estudar cada ação e verificar a viabilidade de utilizar a tecnologia", finalizou a titular da Seop.