Sema discute ações para combater descarte irregular de resíduos de caixa de gordura

Estudos estão sendo feitos para regularizar e acompanhar a destinação dos efluentes

Por Aline Mota | 23/8/2022

Foto Indisponivel

A Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande (Sema) está realizando estudos para apresentar formas mais eficazes de fiscalização do transporte e descarte irregular dos resíduos hidrossanitários oriundos da limpeza e manutenção das caixas de gordura, caixas separadoras de água e óleo, fossas sépticas, entre outros. Esses tipos de resíduos são provenientes de prédios comerciais, condomínios residenciais, estabelecimentos do setor alimentício e oficinas, que ao contratarem empresas para a retirada desses resíduos passam a ser corresponsáveis, junto com a empresa contratada para efetuar a destinação correta dos mesmos.

Mediante tal situação, equipe técnica da SEMA está realizando estudos para ampliar a fiscalização, regularizar e acompanhar ainda mais de perto a maneira correta de destinação desses efluentes (resíduos hidrossanitários), junto aos geradores e transportadores. “Devemos garantir que a limpeza, manutenção e transporte desses resíduos sejam realizados da maneira correta, desde a origem até a destinação final junto a Sabesp, que é responsável pelo tratamento adequado desse tipo de resíduo” explicou o secretário da SEMA, Paulo Martins.

O descarte irregular desses resíduos na rede pública de esgoto e no sistema de drenagem é proibido, pois danifica as tubulações do sistema de coleta de esgoto e do sistema de drenagem das águas pluviais, causando entupimento, vazamento e transbordamento, comprometendo e poluindo o meio ambiente.

Praia Grande está sempre engajada e alerta às boas práticas destinadas à preservação do meio ambiente e o descarte correto não somente destes resíduos, mas também dos resíduos provenientes de obras e construções (resíduos da construção civil – RCC), dentre outros, fazem parte do dia a dia da Secretaria.

Serviços – Praia Grande trabalha de forma efetiva no desenvolvimento de ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada e combate à poluição sonora. Essas são as principais ações sustentáveis e de preservação ao meio ambiente realizadas pela Prefeitura de Praia Grande nos últimos anos.