Praia Grande conta com mais de 104 mil árvores plantadas em espaços urbanos

Desde 2021, a Quaresmeira é árvore símbolo da Cidade

Por Aline Mota | 21/9/2022

Não é novidade que Praia Grande se destaca nos assuntos que envolvem as questões ambientais e qualidade de vida, e um dos temas em destaque é o engajamento da Cidade com a arborização urbana. Atualmente, o município conta com 104.394 árvores em espaço urbano e, somente no ano passado (2021), mais de 9 mil e trezentas espécies foram plantadas.

“A administração está no caminho certo, pois incentivar o plantio de árvores no espaço urbano é uma maneira de aumentar o bem-estar da população, além, é claro, de contribuir para uma melhor qualidade do ar e do meio ambiente em si. Já que hoje (21) é o Dia da Árvore, vamos relembrar que neste mesmo dia, no ano passado, os munícipes elegeram a Quaresmeira como Árvore Símbolo de Praia Grande, vamos aproveitar o clima e reforçar a importância de preservar o meio ambiente, apoiar iniciativas de reflorestamento e, também, refletir sobre o assunto que é tão importante”, disse o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins.

Recentemente a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande participou de uma capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista, onde participaram os 9 municípios da Baixada Santista e Praia Grande foi elogiada pela apresentação de um pré-projeto relacionado ao tema da arborização urbana denominado Projeto Esverdeando o Futuro. “O projeto Esverdeando o Futuro basicamente visa a realização de plantios de mudas nos calçamentos e espaços públicos com o objetivo de mitigar os impactos das mudanças climáticas através dos serviços ecossistêmicos proporcionados pelas árvores. Do mesmo modo, além de mitigar os impactos das mudanças climáticas, esses serviços ecossistêmicos tem a capacidade de aumentar o bem-estar de todos”, explicou o titular da pasta.

Os cinco bairros mais arborizados e que se destacam com a quantidade de árvores plantadas em espaço urbano são: Bairro Caiçara com 7.497 árvores plantadas, o Canto do Forte com 7.097, o Sítio do Campo com 6.464 árvores, o Flórida com 5.796 árvores e o bairro Real com 5.793 árvores.

Importante ressaltar que em cidade de Praia Grande o corte e a poda de árvores sem avaliação técnica prévia é extremamente proibida, e o município conta com a lei de arborização urbana (1875/2017), que regulamenta o corte de arvore isolado na cidade. Quando há a necessidade invariável de supressão (retirada), é obrigatório fazer a compensação ambiental pertinente, um exemplo de compensação é que para cada arvore removida é necessário plantar de 30 a 40 mudas.

Caso algum contribuinte queira, por algum motivo remover uma árvore, o mesmo deverá entrar em contato com a SEMA, e solicitar a autorização para retirada. Os procedimentos para a supressão em calçadas e em áreas particulares são diferentes. Para supressões nas calçadas, deve-se por regra plantar outra árvore no lugar, com espécies indicadas pela SEMA e para supressões em áreas particulares, se não for possível o plantio de novas mudas no próprio local das supressões, deve-se realizar a doação de mudas ao Município.

Outro fator de extrema relevância são os benefícios proporcionados pelas árvores (serviços ecossistêmicos), tais como:

- Regula a temperatura aumentando o conforto térmico. Mitigação das ilhas de calor e mitiga a intensidade de tempestades
- Filtra e purifica o ar melhorando a sua qualidade e diminuindo doenças respiratórias
- Propicia a infiltração da água do solo diminuindo enchentes e erosões
- Diminui a poluição sonora através de suas copas
- Proporciona embelezamento e valorização dos espaços urbanos
- Atrai a fauna local proporcionando sensação de bem-estar.

Árvore Símbolo - Em 2021 a população participou através de votação pela internet escolhendo entre três espécies indicada pela SEMA, uma para que uma fosse nomeada a árvore símbolo da cidade, e a espécie vencedora, com 70,9% dos votos foi a Quaresmeira.

Destaque - Ao longo dos últimos anos, a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande tem demonstrado uma evolução no ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA) e em 2018, a Cidade ficou em 3º lugar na Baixada Santista e entre os 100 primeiros de todo o Estado de São Paulo, e no passado (2021), a Cidade ganhou pela segunda vez o selo de Certificação do PMVA, prêmio dado para os municípios líderes do ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA).

Programa Município Verde Azul - As ações do PMVA em Praia Grande são coordenadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente local, com a colaboração das demais pastas municipais. A iniciativa foi criada em 2007 com a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.