Material de apoio dá suporte ao aprendizado dos alunos em sala de aula
Exemplares distribuídos atendem mais de 30 mil estudantes da rede de ensino de PG
Por Daniel Elias | 7/3/2023

Para reforçar o aprendizado dos alunos, a Secretaria de Educação (Seduc) promove a confecção do material de apoio. Tratam-se de apostilas que trabalham como suporte aos professores juntamente com o conteúdo dos livros didáticos encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este ano, mais de 30 mil alunos, do Infantil I ao 5º ano do Ensino Fundamental, serão contemplados.
As apostilas de material de apoio são elaboradas pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) da rede municipal de ensino. Ao longo do ano, cada aluno recebe duas unidades sendo uma por semestre. Na rotina escolar, os docentes utilizam os exemplares de acordo com o que é trabalhado em sala de aula, uma vez que o conteúdo aplicado se aproxima mais da realidade regional vivida pelos estudantes.
Para este ano, a novidade será o material de apoio voltado para a disciplina de inglês. O conteúdo específico será direcionado para cerca de 4 mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Com as apostilas, a Seduc visa a auxiliar os estudantes a adquirirem conhecimentos não só da língua, mas também de aspectos culturais, costumes e datas comemorativas. Outro objetivo é dar suporte aos professores com sugestões de atividades que complementam o livro didático de forma comunicativa e divertida.
“As apostilas vêm para preparar os estudantes a usufruírem o livro didático que vem todo escrito em inglês. Assim, as crianças terão melhor familiaridade, facilitando o aprendizado”, explicou o diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista. “Por isso, pensamos nas turmas de 6º anos. Pois é neste segmento que os estudantes passam a ter contato com a língua, sendo ainda para muitos a primeira vez”.
Do 6º ao 9º ano, a Seduc trabalha de forma específica o material de apoio. As atividades elaboradas são relativas às disciplinas de matemática e língua portuguesa e ficam disponíveis na Plataforma Digital Educacional, situada no site do Cidadão PG (www.cidadaopg.so.gov.br). “Isso porque, o conteúdo dos livros didáticos deste segmento é mais denso. Então, quando o educador sente a necessidade de um reforço, pode consultar e usufruir do material”, completou o diretor da Coordenadoria.
Conteúdo – Além de contar com as apostilas do material de apoio, em sala de aula, os alunos contam com os livros distribuídos pelo MEC, por intermédio do PNLD. Com objetivo de atender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são utilizados por alunos e professores em sala de aula. Em algumas situações, os exemplares ficam nas salas de leituras existentes nas escolas.
Os livros didáticos são selecionados pelos professores. A cada três anos, os educadores analisam os exemplares que fazem parte do PNLD para escolher aquele que melhor se encaixa na realidade dos alunos. Esta informação é repassada para o Ministério da Educação que fica responsável em enviar para as escolas, que encaminha esse material de forma gradativa. Para a educação infantil, os livros são direcionados para os docentes.
Em 2022, ocorreu a seleção dos livros didáticos para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Este ano, será a vez de escolher os exemplares do 6º ao 9º. “Os livros didáticos são mais uma ferramenta, entre tantas outras já existentes nas escolas. A tecnologia está bem presente nas escolas, o próximo material de apoio. Ou seja, eles trazem informações de determinado conteúdo, servindo assim como um ponto de referência para o professor”, enfatizou Batista.
As apostilas de material de apoio são elaboradas pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) da rede municipal de ensino. Ao longo do ano, cada aluno recebe duas unidades sendo uma por semestre. Na rotina escolar, os docentes utilizam os exemplares de acordo com o que é trabalhado em sala de aula, uma vez que o conteúdo aplicado se aproxima mais da realidade regional vivida pelos estudantes.
Para este ano, a novidade será o material de apoio voltado para a disciplina de inglês. O conteúdo específico será direcionado para cerca de 4 mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Com as apostilas, a Seduc visa a auxiliar os estudantes a adquirirem conhecimentos não só da língua, mas também de aspectos culturais, costumes e datas comemorativas. Outro objetivo é dar suporte aos professores com sugestões de atividades que complementam o livro didático de forma comunicativa e divertida.
“As apostilas vêm para preparar os estudantes a usufruírem o livro didático que vem todo escrito em inglês. Assim, as crianças terão melhor familiaridade, facilitando o aprendizado”, explicou o diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista. “Por isso, pensamos nas turmas de 6º anos. Pois é neste segmento que os estudantes passam a ter contato com a língua, sendo ainda para muitos a primeira vez”.
Do 6º ao 9º ano, a Seduc trabalha de forma específica o material de apoio. As atividades elaboradas são relativas às disciplinas de matemática e língua portuguesa e ficam disponíveis na Plataforma Digital Educacional, situada no site do Cidadão PG (www.cidadaopg.so.gov.br). “Isso porque, o conteúdo dos livros didáticos deste segmento é mais denso. Então, quando o educador sente a necessidade de um reforço, pode consultar e usufruir do material”, completou o diretor da Coordenadoria.
Conteúdo – Além de contar com as apostilas do material de apoio, em sala de aula, os alunos contam com os livros distribuídos pelo MEC, por intermédio do PNLD. Com objetivo de atender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são utilizados por alunos e professores em sala de aula. Em algumas situações, os exemplares ficam nas salas de leituras existentes nas escolas.
Os livros didáticos são selecionados pelos professores. A cada três anos, os educadores analisam os exemplares que fazem parte do PNLD para escolher aquele que melhor se encaixa na realidade dos alunos. Esta informação é repassada para o Ministério da Educação que fica responsável em enviar para as escolas, que encaminha esse material de forma gradativa. Para a educação infantil, os livros são direcionados para os docentes.
Em 2022, ocorreu a seleção dos livros didáticos para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Este ano, será a vez de escolher os exemplares do 6º ao 9º. “Os livros didáticos são mais uma ferramenta, entre tantas outras já existentes nas escolas. A tecnologia está bem presente nas escolas, o próximo material de apoio. Ou seja, eles trazem informações de determinado conteúdo, servindo assim como um ponto de referência para o professor”, enfatizou Batista.