Alunos de escolas municipais elegem representantes para Parlamento Jovem

Estudantes de 13 unidades de ensino concorrem a uma das 14 vagas

Por Daniel Elias | 20/4/2023

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da rede municipal de ensino de Praia Grande participam do projeto Parlamento Jovem. Em 2023, 13 escolas terão representantes entre as funções de vereador e suplente no projeto desenvolvido pelo Poder Legislativo da Cidade. Nos últimos dias, os alunos foram às urnas para escolher os candidatos que concorrerão a uma das 14 vagas.

Foi o caso da EM Domingos Soares de Oliveira, situada no Bairro Ribeirópolis. Na terça-feira (18), todos os alunos, dos três períodos, participaram do processo de seleção dos estudantes que representarão a unidade no Parlamento Jovem. Ao todo, três chapas concorreram ao pleito. No primeiro turno, a diferença entre os dois concorrentes mais escolhidos foi apenas de dez votos.

Com o resultado apertado, a unidade de ensino deu sequência ao processo ao realizar o segundo turno. Ao final, os alunos do 9º ano Wesley Almeida da Silva e Henzo Felipe Holanda Novais, pertencentes a Chapa 70, foram os eleitos com 474 votos. Em segundo colocado ficou a Chapa 67 com 322 votos. O pleito ainda teve 28 votos nulos.

O professor de geografia, Hugo Alexandre Martins, 48 anos, acompanhou de perto todo o processo eleitoral realizado na EM Domingos Soares. De acordo com o docente, os alunos da unidade já estão habituados a essa prática devido ao grêmio estudantil. “Há cinco anos, aproximadamente, fazemos a eleição dos representantes do grêmio. Isso já deu uma bagagem para eles vivenciarem esse processo atual”, explicou.

Para realizar o processo eleitoral, além das chapas concorrentes, foram selecionados alunos que fazem a vez de mesários para dar suporte à votação. “A participação dos estudantes foi maciça em toda a ação. Agora, os vencedores concorrerão com os representantes das outras escolas para definir quem serão os vereadores e suplentes da rede municipal”, destacou Martins.

Estrutura – Assim como foi em 2022, o Parlamento Jovem será composto por alunos de escolas municipal, estadual e particular. Ao todo, 42 jovens de turmas do 7º ao 9º ano e Ensino Médio participam do projeto. Deste total, 21 exercerão a função de vereador e outros 21 ficarão como suplentes. A princípio, cada rede de ensino contará com 14 representantes, que se dividirão em sete para cada cargo.

Uma vez eleitos, os jovens participam de cursos que terão como objetivo capacitá-los sobre como funciona a rotina do vereador. Os alunos aprenderão sobre Política e Democracia e Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). “Conhecendo Nossa Cidade”, “Políticas Públicas” e “Como Fazer Projeto de Lei”. Depois participam da solenidade de posse e, ao longo do ano, de sessões ordinárias realizadas integralmente por eles.

Nestes momentos, os estudantes terão a oportunidade de apresentar projetos, fazer requerimentos e indicações que serão repassados para a mesa diretora, que avaliará os trabalhos e encaminhará aquelas aprovadas aos setores responsáveis. O processo ocorre até o final do ano quando participam de nova cerimônia, em meados de novembro, para marcar o encerramento do mandato.

Em 2023, as seguintes escolas representam a rede municipal de ensino: Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo e Profª. Maria de Lourdes Santos (Bairro Esmeralda), Domingos Soares de Oliveira (Ribeirópolis), Sebastião Tavares de Oliveira (Quietude), Antônio Peres Ferreira (Vila Sônia), EM Cidade da Criança (Cidade da Criança), Governador Orestes Quércia (Mirim), José Júlio Martins Baptista (Sítio do Campo), Roberto Mário Santini (Guilhermina), São Francisco de Assis (Boqueirão), Lions Clube (Ocian) e Vereador Felipe Avelino Moraes (Caiçara).