Alunos de PG visitam cooperativa de reciclagem dentro de atividade do programa Página a Página

Cerca de 100 estudantes do 4º ano participaram de estudo do meio

Por Daniel Elias | 6/11/2023

Além do incentivo à leitura, o programa Página a Página tem promovido novas experiências aos alunos. Na EM Profª Elza Oliveira de Carvalho, situada no Bairro Glória, 94 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental participaram de visita a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida). O estudo do meio surgiu após os pequenos lerem o livro Anhangá, distribuído pelas maletas.

A visita à Coopervida contou com a participação das três turmas de 4º ano da unidade e fez parte do projeto “Recicla Elza”. O objetivo foi de mostrar aos alunos todas as etapas de reciclagem e uso do papel de forma responsável. Outro ponto trabalhado foi de estimular nos estudantes a curiosidade de conhecer novos materiais e ver a sua transformação uma vez reaproveitados.

Na cooperativa, os alunos foram recepcionados pela Priscila Pereira da Silva, uma das cooperadas, que explicou quais os processos adotados com os materiais ao chegarem a Coopervida. Destacando desde a separação, pesagem, passando pela comercialização dos itens e distribuição da verba às famílias. Além da visita, o projeto Recicla Elza promoveu outras ações que movimentaram a unidade de ensino.

Uma das atividades desenvolvidas com os alunos foi a coleta e separação dos materiais a serem reciclados e reaproveitados. De acordo com a professora Fabiana Aparecida Alves Vilar, a ideia de realizar o projeto surgiu após observar o comportamento dos estudantes em sala de aula. “Percebi que o cesto da sala ficava sempre cheios de folhas rabiscadas e rasgadas. Foro algumas em branco amassadas”.

Ao lerem o livro Anhangá, a docente teve a ideia de dar outro destino aos papéis e compartilhou com as demais professoras do 4º ano, durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). “Pensamos em algo que mostrasse aos alunos a importância do cuidado com o material escolar e com meio ambiente. A visita foi uma forma prática de que entendessem que é possível a transformação do lixo reciclável”, destacou.

As visitas foram realizadas durante o período de aula. A assistente técnico pedagógico (ATP) da EM Elza de Oliveira, Carla Alice Queiroz de Araújo, acompanhou o estudo do meio junto com os alunos. Segundo da ATP, novas ações estão por vir. “Foi maravilhoso ver o encantamento dos alunos. Embora sabiam da Cooperativa, mas nunca tinham entrado e visto de perto todo o trabalho o é realizado”.