Alunos de escolas municipais recebem certificados do curso “Ensinando a Viver”

Trabalho é desenvolvido por integrantes da GCM em escolas municipais

Por Ludmila Pilipavicius | 28/11/2023

Momento muito esperado pelos alunos de escolas municipais que participam do Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, a entrega dos certificados do curso “Ensinando a Viver” teve início na última segunda-feira (27), na E.M Fued Temer, no Bairro Guilhermina. Este ano, o projeto atendeu 1.800 alunos de oito escolas municipais.

As unidades atendidas este ano, a exemplo do que aconteceu no ano passado, foram divididas em dois semestres, sendo que mil alunos foram contemplados no primeiro semestre nas escolas Mário Possani, José Júlio Batista, Thereza Magri, Wilson Guedes e Isabel Bréfere, e mais 800, no segundo semestre, nas escolas Fued Temer, com entrega na segunda e na terça-feira; Mário Covas, que será nos dias 29 e 30 de novembro; e Paulo Shigueo, no dia 8 de dezembro.

De acordo com o GCM Eli de Moura Veronez, idealizador do projeto, chegar ao fim de mais um ano de realização do projeto e ver os alunos com seus certificados é muito gratificante. “Tivemos um ano muito positivo com o projeto, atendendo oito escolas e propagando boas condutas entre nossas crianças. Fechamos esse período muito felizes e com boas expectativas para 2024”. Além de Veronez, também integram o Gape os GCMs Roberto Aparecido Silva e Charles Bezerra Domingues.

Voltado aos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto tem como objetivo trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade, estimulando a autoestima, a valorização dos vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

O projeto é realizado na Cidade desde 2007 e conta com parceria da Secretaria de Educação do Município.

As aulas acontecem uma vez por semana em cada escola e a ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido aos seus familiares e amigos.

Até hoje mais 20 mil alunos receberam as orientações do GAPE, já que, além do curso nas unidades municipais, palestras também foram ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG.

Confira a programação das formaturas:

Dia 29/11, às 9 horas - E.M. Mário Covas
Dia 08/12, às 9 horas - E.M. Paulo Shigueo
Dia 08/12, às 13 horas - E.M. Paulo Shigueo.