Dia do aniversário de 57 anos de PG terá diversas atrações

Tributo aos emancipadores, homenagens, caminhada e shows estão na programação de 19 de janeiro

Por Paola Vieira | 16/1/2024

O dia do aniversário de Praia Grande será comemorado com muitas atividades e alegria para celebrar os 57 anos de emancipação político–administrativa da Cidade que mais se desenvolve na região.

Com novidades, este ano a cerimônia cívica em tributo aos emancipadores acontecerá às 17 horas, na arena Guilhermina, localizada na praia, na direção da Rua Leblon. Em seguida será realizada a homenagem com entrega das Medalhas de Honra ao Mérito da Prefeitura de Praia Grande aos cidadãos e instituições que se destacaram no campo cultural, científico, artístico, desportivo, cívico ou de assistência social de modo a promover ou divulgar o Município. Entre os homenageados este ano estão profissionais de assistência social, comerciantes, ambulantes, feirantes, artesãos e voluntários em unidades e eventos municipais.

Em seguida, no mesmo local, será dada a largada à tradicional Caminhada dos Emancipadores, com início previsto para às 18h30 e um trajeto com muita descontração. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram para o evento e outras centenas devem participar da atividade que é aberta ao público e será animada por um trio elétrico em todo seu trajeto, até a chegada na arena do Canto do Forte onde uma linda queima de fogos sem estampido iluminará o céu.

A partir das 22 horas, a comemoração será no Kartódromo Municipal. A cantora Mari Fernandez e o grupo Menos é Mais apresentarão seus grandes sucessos no palco do Estação Verão.

DESENVOLVIMENTO – Praia Grande é a cidade que mais cresce em população, são cerca de 8 mil novas pessoas na Cidade por ano, o que fez com que o Município passasse de 262.051 moradores em 2010, para 349.935 habitantes em 2022, de acordo com o Censo. São pessoas de todo Estado, inclusive da Baixada Santista que são atraídas pela infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida.

Além disso, Praia Grande é a segunda Cidade mais visitada do Estado de São Paulo durante a temporada e a quarta do Brasil. Tendo no incentivo ao turismo uma de suas principais vertentes de desenvolvimento econômico, além do comércio e de possuir grande potencial logístico e de áreas para abrigar Centros de Distribuições.

HISTÓRIA – Insatisfeitos com a falta de infraestrutura, sem oferta de saneamento, escolas, transporte, hospitais, abastecimento de água, luz, vias de acesso, moradores viram a possibilidade de se desmembrar de São Vicente para que e Praia Grande ganhasse autonomia. Em 1953, Júlio Secco de Carvalho, liderou o movimento juntamente com Nestor Ferreira da Rocha, Heitor Sanchez Toschi, Israel Grimaldi Milani e Dorivaldo Loria Júnior, entre outros.

Houve muita resistência por parte de São Vicente, pois significava a perda de quase 23 quilômetros de praias. Foi realizado em 1963 um plebiscito, que é a maneira pela qual a população faz sua escolha através do voto. Mas isso não garantiu ainda a emancipação da cidade.

Só em 19 de janeiro de 1967 a emancipação aconteceu. O engenheiro Nicolau Paal foi nomeado interventor federal no município, com instalação provisória da prefeitura no Ocian Praia Clube. A primeira eleição municipal na Praia Grande foi realizada em 15 de novembro de 1968, tendo como prefeito Dorivaldo Loria Junior.