Sistema de Atualização Cadastral Online

O Sistema de Atualização Cadastral Online foi desenvolvido para que o contribuinte informe qualquer alteração dos dados nominais do imóvel sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura.

O Sistema permite atualizações de proprietário, compromissários ou possuidores e dos endereços para recebimento do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano “IPTU”, destacando o endereço do próprio do imóvel ou em diferente localidade.

Caso não possua a documentação necessária para comprovar o vínculo com o imóvel e atualizar o nome do proprietário ou endereço de entrega, você pode optar pela emissão da 2ª via do IPTU, utilizando o número do lançamento do imóvel, sem a necessidade de solicitar a atualização cadastral.


Com o cadastro Imobiliário atualizado é possível receber notificações e comunicados oficiais, garantir legalidade perante o pagamento de impostos e outras obrigações, evitando cobranças indevidas e ainda:

  • Facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Administração Municipal;
  • Oferecer comodidade e praticidade aos cidadãos
  • Oferecer agilidade e mobilidade na oferta de serviços públicos;
  • Reduzir a necessidade de deslocamento dos moradores;
  • Fortalecer a cidadania digital.
  • Informação clara e transparente


A atualização deve ser realizada sempre que houver mudança na titularidade (compra, venda, doação, adjudicação ou qualquer outra forma de transmissão da propriedade ou posse) do imóvel ou quando houver a necessidade de correção ou complementação dos nomes já cadastrados ou mudança no local de entrega do carnê.


Realizar negociações e requerer descontos de forma menos burocrática. Além disso, o endereço de correspondência atualizado evita que os correios deixem de entregar os carnês de IPTU por falta de Informações ou dados incorretos.


Clique no campo "inscrito", acesse as informações de atualização do proprietário e do endereço para entrega do IPTU e siga as etapas indicadas.



O cadastro pode ser realizado acessando o link: https://loginunico.praiagrande.sp.gov.br/ do seu celular ou computador e por meio dos totens localizados no saguão do Paço Municipal, nos terminais de ônibus e no Poupatempo.
Para o cadastro são necessários os seguintes dados:
  • CPF
  • Senha
  • Nome completo
  • E-mail
  • Telefone
  • Data de Nascimento
  • Endereço residencial
OBS: Após preencher os dados, é necessário aceitar o termo de veracidade das informações e concordância com os termos, condições e política de privacidade do município.

Todos os dados cadastrados ficarão armazenados em banco de dados da Prefeitura, de forma segura e protegida, para identificação e acesso aos demais serviços digitais oferecidos pelo município, para integração automática entre sistemas operacionais e de forma anonimizada em análises e estudos para implantação de políticas públicas.



O Login Único de Praia Grande é uma plataforma de autenticação, unificação e centralização dos dados pessoais básicos.

Para atualização é necessário realizar um cadastro pelo LOGIN ÚNICO ou, caso você já tenha cadastro, basta informar seu Login e Senha.
Nele é possível adicionar ou atualizar dados como endereços e contatos, e o histórico de acessos aos sistemas, e sessões ativas do usuário.

Para acessar o Login Único da Prefeitura, basta acessar www2.praiagrande.sp.gov.br e clicar em Área do Usuário, no canto superior direito da sua tela inicial, ou diretamente em Serviços Online, quando for utilizar algum serviço específico do Município que necessite de autenticação.

Outros dados poderão ser solicitados de acordo com o serviço a ser acessado.

Ao finalizar o cadastro, será enviada uma mensagem para o e-mail informado com um link para habilitar a conta.

Registre sempre um e-mail que você possa acessar, pois todos os contatos digitais serão feitos por ele.



O e-mail de confirmação é enviado para o e-mail que você cadastrou. Você deve acessar sua caixa de entrada do e-mail e confirmar seu cadastro clicando no link de confirmação. Lembre-se de verificar também a área de SPAM ou Lixo Eletrônico.

Caso ainda não consiga acessar o e-mail de verificação, basta clicar em Esqueci minha senha que um novo e-mail será enviado.




Quem pode solicitar?
O proprietário, desde que possua o título aquisitivo em seu nome, ou qualquer interessado portando os documentos necessários.

Somente com o contrato de compra e venda o IPTU iá vem no meu nome?
Não, as atualização de titularidade no IPTU serão realizadas considerando a legitimidade do requerente da seguinte forma:
  1. O proprietário principal, assim considerado todo aquele que possuir título de propriedade mediante registro do título aquisitivo no Registro de Imóveis;
  2. O compromissário comprador, que possuir escritura pública de compra e venda, formal de partilha, carta de sentença, carta de arrematação e carta de adjudicação, não registrados;
  3. O possuidor, aquele que figurar como comprador no contrato de compromisso de compra e venda ou compromisso de cessão de direitos, respeitados os critérios aqui dispostos
Qual o período da solicitação?
A Atualização Cadastral é realizada constantemente. Entretanto, para que a atualização seja realizada no próximo carnê de IPTU, os dados devem ser informados até o mês de setembro.

Posso Fazer Presencialmente?
Sim. O atendimento ao público ocorre na Secretaria de Finanças de segunda a sexta-feira, das 09:00h as 16:00h. Para maior comodidade, a Prefeitura disponibiliza o sistema de agendamento presencial, acesse o link: https://agendamento.praiagrande.sp.gov.br/, após clicar em SEFIN-RECEITA.