CAMINHOS DA CIDADE
AVENIDAS PRESIDENTE COSTA E SILVA E CASTELO BRANCO
Você já sabe que o nosso município foi emancipado em 1967. Nesta época, quem governava o país eram os militares, que impunham um regime político da ditadura. Os presidentes não eram eleitos pelo povo, havia pouca liberdade e quase nenhum direito para os cidadãos.
Por terem sido criadas quando da emancipação, grande parte das ruas de nosso município tem o nome de presidentes militares. Este é o caso da avenida Presidente Costa e Silva e da avenida Presidente Castelo Branco.
Antes do período militar, a avenida Presidente Castelo Branco tinha o nome de avenida Beira Mar. As pessoas costumavam chamá-la de "avenida da praia" por ser o caminho da orla da praia, beirando o mar.
BOQUEIRÃO
Um dos lugares mais conhecidos de nossa cidade, por moradores e turistas, é o bairro do Boqueirão. Antigamente era chamado de Porto do Rei.
Segundo relatos, o Boqueirão era uma pequena vila com imensas áreas verdes, instalada em torno da principal via de acesso a São Vicente, a Av. Tupiniquins, a atual Av. Costa e Silva. Em 1909, aí foi erguida pela comunidade a capelinha de Santo Antônio do Boqueirão, que, posteriormente, foi demolida para a construção da igreja. Há pouco tempo, a igreja foi destruída por um incêndio.
Um dos lugares mais conhecidos de nossa cidade, por moradores e turistas, é o bairro do Boqueirão. Antigamente era chamado de Porto do Rei.
Segundo relatos, o Boqueirão era uma pequena vila com imensas áreas verdes, instalada em torno da principal via de acesso a São Vicente, a Av. Tupiniquins, a atual Av. Costa e Silva. Em 1909, aí foi erguida pela comunidade a capelinha de Santo Antônio do Boqueirão, que, posteriormente, foi demolida para a construção da igreja. Há pouco tempo, a igreja foi destruída por um incêndio.
JARDIM GUILHERMINA
O bairro do Jardim Guilhermina é muito conhecido por moradores e turistas. Nele fica a Praça de Portugal, onde funciona uma feira permanente de artesanato e a praça de alimentação.
O Jardim Guilhermina começou com o loteamento em 1925. Os donos eram Heitor Sanchez Toschi e os irmãos Guilherme e Arnaldo Guinle. Eles se associaram e adquiriram uma área de sítios, com plantações de melancia e abacaxi, de 500m², de frente para o mar.
O nome, Guilhermina, foi uma homenagem à mãe dos irmãos Guinle.
A família Guinle era proprietária da Companhia Docas de Santos. O pai Eduardo P. Guinle iniciou a construção do cais santista em 1889.
Com o loteamento, vários operários chegaram na cidade em busca de trabalho. Naquela época, as condições de vida eram difíceis e muitos trabalhadores morreram por febres e doenças contagiosas.
No Jardim Guilhermina também foi construído o primeiro hotel da cidade, o Hotel dos Alemães, inaugurado em 14 de julho de 1928. Ele localizava-se na esquina da atual Av. Guilhermina e Av. Presidente Castelo Branco.
O bairro do Jardim Guilhermina é muito conhecido por moradores e turistas. Nele fica a Praça de Portugal, onde funciona uma feira permanente de artesanato e a praça de alimentação.
O Jardim Guilhermina começou com o loteamento em 1925. Os donos eram Heitor Sanchez Toschi e os irmãos Guilherme e Arnaldo Guinle. Eles se associaram e adquiriram uma área de sítios, com plantações de melancia e abacaxi, de 500m², de frente para o mar.
O nome, Guilhermina, foi uma homenagem à mãe dos irmãos Guinle.
A família Guinle era proprietária da Companhia Docas de Santos. O pai Eduardo P. Guinle iniciou a construção do cais santista em 1889.
Com o loteamento, vários operários chegaram na cidade em busca de trabalho. Naquela época, as condições de vida eram difíceis e muitos trabalhadores morreram por febres e doenças contagiosas.
No Jardim Guilhermina também foi construído o primeiro hotel da cidade, o Hotel dos Alemães, inaugurado em 14 de julho de 1928. Ele localizava-se na esquina da atual Av. Guilhermina e Av. Presidente Castelo Branco.
AVIAÇÃO
Em 1927, uma grande área da cidade começou a ser aterrada para a construção do Aero Club de Santos, inaugurado só em 1936. Este aeroclube ficou conhecido como Campo da Aviação. Foi ele que deu nome ao bairro.
Em 1927, uma grande área da cidade começou a ser aterrada para a construção do Aero Club de Santos, inaugurado só em 1936. Este aeroclube ficou conhecido como Campo da Aviação. Foi ele que deu nome ao bairro.
CIDADE OCIAN
A construção da Ponte Pênsil em 1914 tinha por finalidade conduzir os esgotos de Santos para desaguar no Itaipu. Isto fazia parte das intervenções urbanísticas propostas na época pela Comissão de Saneamento, chefiada pelo engenheiro Saturnino de Brito, para combater as epidemias que assolavam os santistas (febre amarela, varíola, tuberculose). Com a Ponte Pênsil, por onde começaram a trafegar carros, carroças e pessoas, a Praia Grande passou a estar ligada a São Vicente. Isto era uma coisa boa para os moradores da época. Mas, infelizmente, o esgoto que chegava em nossa cidade para desaguar no mar poluía as nossas praias.
A construção da Ponte Pênsil em 1914 tinha por finalidade conduzir os esgotos de Santos para desaguar no Itaipu. Isto fazia parte das intervenções urbanísticas propostas na época pela Comissão de Saneamento, chefiada pelo engenheiro Saturnino de Brito, para combater as epidemias que assolavam os santistas (febre amarela, varíola, tuberculose). Com a Ponte Pênsil, por onde começaram a trafegar carros, carroças e pessoas, a Praia Grande passou a estar ligada a São Vicente. Isto era uma coisa boa para os moradores da época. Mas, infelizmente, o esgoto que chegava em nossa cidade para desaguar no mar poluía as nossas praias.
SOLEMAR
O movimento de emancipação política do município da Praia Grande se formou e teve início com Júlio Secco de Carvalho. Ele era dono de grandes áreas de onde se retirava lenha para comércio e fornecimento para a estrada de ferro Sorocabana. Com o esgotamento das reservas naturais a área foi loteada e vendida, dando início à vila e atual bairro de Solemar.
O movimento de emancipação política do município da Praia Grande se formou e teve início com Júlio Secco de Carvalho. Ele era dono de grandes áreas de onde se retirava lenha para comércio e fornecimento para a estrada de ferro Sorocabana. Com o esgotamento das reservas naturais a área foi loteada e vendida, dando início à vila e atual bairro de Solemar.
AVENIDA AYRTON SENNA
Na Av. Ayrton Senna da Silva fica o portal de entrada do município. Ela vai da rotatória até a Ponte Esmeraldo Tarquínio (Ponte do Mar Pequeno). Esta avenida era um antigo caminho, chamado Caminho do Rei, usado por aqueles que desembarcavam no Porto do Campo e iam em direção ao Boqueirão. Naquela época, as pessoas percorriam este caminho a pé, de carro de boi ou mesmo com mulas. Após a construção da Ponte Pênsil, com o aumento do número de pessoas chegando e saindo do município, o antigo Caminho do Rei se modificou. Para possibilitar acesso mais fácil e mais rápido aos lugares foi aberta a avenida, que recebeu o nome de Tupiniquins. Muito tempo depois, o nome foi substituído para Av. Ayrton Senna da Silva, em homenagem ao piloto de Fórmula 1.
Na Av. Ayrton Senna da Silva fica o portal de entrada do município. Ela vai da rotatória até a Ponte Esmeraldo Tarquínio (Ponte do Mar Pequeno). Esta avenida era um antigo caminho, chamado Caminho do Rei, usado por aqueles que desembarcavam no Porto do Campo e iam em direção ao Boqueirão. Naquela época, as pessoas percorriam este caminho a pé, de carro de boi ou mesmo com mulas. Após a construção da Ponte Pênsil, com o aumento do número de pessoas chegando e saindo do município, o antigo Caminho do Rei se modificou. Para possibilitar acesso mais fácil e mais rápido aos lugares foi aberta a avenida, que recebeu o nome de Tupiniquins. Muito tempo depois, o nome foi substituído para Av. Ayrton Senna da Silva, em homenagem ao piloto de Fórmula 1.
AVENIDA MARECHAL MALLET
A partir de 1902, com a construção da Fortaleza de Itaipu, foi necessário abrir um caminho para facilitar o acesso até o local. Foi aberta então uma avenida com o nome de Joaquim Távora. Através do Decreto-Lei nº 69, de 22/07/1968, ficou denominada Av. Marechal Mallet, em homenagem ao patrono da Arma de Artilharia (Mal. Mallet).
Antes de ser construído o caminho, todo o material utilizado na construção da fortaleza foi transportado pelo mar. Pela Av. Mal. Mallet passavam os dutos que, durante muito tempo, transportaram o esgoto da cidade de Santos para ser jogado nas águas do mar de nossa cidade.
A partir de 1902, com a construção da Fortaleza de Itaipu, foi necessário abrir um caminho para facilitar o acesso até o local. Foi aberta então uma avenida com o nome de Joaquim Távora. Através do Decreto-Lei nº 69, de 22/07/1968, ficou denominada Av. Marechal Mallet, em homenagem ao patrono da Arma de Artilharia (Mal. Mallet).
Antes de ser construído o caminho, todo o material utilizado na construção da fortaleza foi transportado pelo mar. Pela Av. Mal. Mallet passavam os dutos que, durante muito tempo, transportaram o esgoto da cidade de Santos para ser jogado nas águas do mar de nossa cidade.
AVENIDAS PRESIDENTE COSTA E SILVA E CASTELO BRANCO
Você já sabe que o nosso município foi emancipado em 1967. Nesta época, quem governava o país eram os militares, que impunham um regime político da ditadura. Os presidentes não eram eleitos pelo povo, havia pouca liberdade e quase nenhum direito para os cidadãos.
Por terem sido criadas quando da emancipação, grande parte das ruas de nosso município tem o nome de presidentes militares. Este é o caso da avenida Presidente Costa e Silva e da avenida Presidente Castelo Branco.
Antes do período militar, a avenida Presidente Castelo Branco tinha o nome de avenida Beira Mar. As pessoas costumavam chamá-la de "avenida da praia" por ser o caminho da orla da praia, beirando o mar.
AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY
Observe a foto da avenida Presidente Kennedy. Como é esta avenida hoje? O que há nela? É muito ou pouco freqüentada pelas pessoas? Por quê?
Essa importante avenida era antigamente conhecida como avenida do Telégrafo Nacional. Por ela passava uma linha de telégrafo que ia do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Nesse tempo, a avenida era apenas um caminho com vários postes de ferro fundido, aberto com a finalidade de manutenção da linha. Em toda sua extensão só havia postes e fios.
Em 1963, o presidente dos Estados Unidos, chamado John F. Kennedy, foi assassinado. Em sua homenagem a avenida do Telégrafo Nacional passou a ser chamada de Av. Presidente Kennedy.
Observe a foto da avenida Presidente Kennedy. Como é esta avenida hoje? O que há nela? É muito ou pouco freqüentada pelas pessoas? Por quê?
Essa importante avenida era antigamente conhecida como avenida do Telégrafo Nacional. Por ela passava uma linha de telégrafo que ia do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Nesse tempo, a avenida era apenas um caminho com vários postes de ferro fundido, aberto com a finalidade de manutenção da linha. Em toda sua extensão só havia postes e fios.
Em 1963, o presidente dos Estados Unidos, chamado John F. Kennedy, foi assassinado. Em sua homenagem a avenida do Telégrafo Nacional passou a ser chamada de Av. Presidente Kennedy.